metropoles.com

Relação sólida pressupõe diálogo autêntico e transparente das marcas

Alex B.X Pinto, CMO da International Meal Company (IMC), elenca pilares de um relacionamento genuíno com clientes

atualizado

Compartilhar notícia

Tom Werner/Getty Images
Woman Looking At Paperwork With Office Colleague
1 de 1 Woman Looking At Paperwork With Office Colleague - Foto: Tom Werner/Getty Images

No mundo dinâmico dos negócios, onde a concorrência é acirrada e as opções são abundantes, a autenticidade e a transparência se apresentam como fatores cruciais na comunicação das marcas.

Mais do que nunca, os consumidores buscam se conectar com empresas que não apenas oferecem produtos e serviços de qualidade, mas que também compartilham valores e princípios que se conectem com suas próprias crenças. É justamente esta humanização da marca que servirá de base para a construção de relações sólidas e duradouras com seus públicos.

Existem dois pilares que sustentam esta relação e o primeiro deles é a autenticidade. As marcas que conseguem transmitir sua verdadeira identidade, sem máscaras ou artimanhas, têm a capacidade de se conectar em um nível mais profundo com o seu público.

A autenticidade vai além do marketing superficial e se propõe a mostrar aos consumidores o que a marca é, suas crenças e como isso se reflete nas rotinas comerciais. Na prática, isso significa, por exemplo, mostrar os bastidores do processo de criação, fabricação e operações da marca por meio de fotos, vídeos ou histórias.

O segundo pé que apoia o bom relacionamento com o cliente é a transparência, alicerce sobre o qual a credibilidade é construída. Em um mundo onde as informações estão ao alcance de um clique, os consumidores têm mais poder do que nunca para pesquisar e descobrir a verdade por trás das marcas. Quando as empresas são transparentes sobre suas políticas de sustentabilidade, ingredientes, práticas de fabricação e outros aspectos importantes, elas dão aos consumidores a confiança necessária para se comprometerem a longo prazo.

Faz parte da transparência não se apoiar em joguinhos de palavras ou criar situações para ludibriar o consumidor na hora da compra. Daí a importância de ser claro sobre os preços dos produtos, eventuais taxas adicionais e os termos e condições de promoções, por exemplo. Quando houver algum deslize, o compromisso com a transparência é o que permite à marca admitir seus erros e comunicar ativamente as medidas tomadas para corrigi-los.

Quando os clientes sentem que estão recebendo uma experiência genuína e honesta, além de voltarem para consumir outras vezes, eles também compartilham suas experiências positivas com amigos, familiares e seguidores nas redes sociais. A lealdade se desenvolve quando os consumidores sentem que fazem parte de algo maior do que apenas uma transação comercial.

Quer um motivo ainda mais forte para investir nesses dois pilares? Saiba, então, que a autenticidade e a transparência na comunicação das marcas não são mais opções, mas sim requisitos fundamentais para a construção de relações sólidas com os consumidores em um cenário empresarial saturado e cheio de opções.

Sem elas, no entanto, não existe vida longa para as marcas.

Alex B.X Pinto é CMO na International Meal Company (B3:MEAL3 – IMC).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?