Relação ganha-ganha da tecnologia e comunicação
Como a tecnologia pode auxiliar a comunicação e alavancar crescimento das agências e empresas no Brasil? Questiona Leonardo Rios, da Knewin
atualizado
Compartilhar notícia
Hoje seria difícil pensar em uma vida sem a tecnologia. Afinal, ela está presente em praticamente todas as nossas atividades: mídias sociais, aplicativos de delivery e transporte, entre outros. Mudaram a nossa relação com o mundo.
Quando observamos de perto os processos e cultura das empresas, é quase utópico imaginar a construção deles sem o apoio de recursos tecnológicos. Isso porque eles facilitam e agilizam demandas, otimizam processos e nos conectam com pessoas. Contudo, existe uma área que ainda precisa ser muito explorada: a comunicação.
Ferramentas como monitoramento de mídias sociais, por exemplo, ajudam as companhias a saberem, em tempo real, o que estão falando da marca na internet e o posicionamento em relação aos concorrentes.
Além disso, graças ao apoio da Inteligência Artificial (IA), permitem analisar se a menção é positiva, negativa ou neutra. Outra possibilidade é realizar clippings mais automatizados, ou seja, coletar matérias que saíram na imprensa em um só lugar, com dados de valoração, centimetragem e alcance, garantindo informações precisas.
Com a realidade data driven e Analytics, os processos são impactados positivamente, ajudando na comprovação de resultados alinhados aos objetivos empresariais e trazendo contexto e personalização aos conhecimentos brutos, que podem ser obtidos por fontes noticiosas e sociais, bem como por bases internas e externas de negócios.
Nesse contexto de ferramentas de análise de dados, temos empresas excelentes, que contam com uma equipe de analistas especializados para oferecer soluções de inteligência de mercado e comunicação baseadas em monitoramento de mídias sociais e imprensa, bem como indicadores relevantes para o cuidado com gestão de reputação. Essas companhias também oferecem dashboards estratégicos e de fácil uso para ajudar os clientes a entenderem o próprio posicionamento competitivo.
Além disso, é importante mencionar os investimentos significativos que estão ocorrendo anualmente em Pesquisa & Desenvolvimento em prol da criação de novos algoritmos. Por isso, é imprescindível que as organizações invistam cada vez mais em tecnologia para a comunicação, de modo que a área se torne cada vez mais estratégica, e os dados – com apoio da IA – auxiliem na tomada de decisão.
Leonardo Rios ocupa o cargo de CSO (chief sales officer) na Knewin, referência em monitoramento e análise de mídia espontânea no Brasil e na América Latina.