metropoles.com

Radiola é a responsável pela campanha Ser Diferente é Legal, do MPF

Iniciativa pretende discutir o respeito às diferenças e fomentar a cultura de paz e tolerância, dentro e fora das redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
campanha diversidade
1 de 1 campanha diversidade - Foto: Divulgação

Para celebrar a diversidade, o Ministério Público Federal (MPF) lançou este mês a campanha Ser Diferente é Legal, uma iniciativa que pretende discutir o respeito às diferenças e fomentar a cultura de paz e tolerância, dentro e fora das redes sociais.

Com a hashtag #Respeiteadiferença, a estratégia de comunicação inclui postagens, vídeos e conteúdos informativos nos canais da instituição nas redes sociais. O objetivo é discutir temas como valorização das diferenças, formas de combater o preconceito e o discurso de ódio, a liberdade de expressão, e as consequências para quem veicula conteúdo ofensivo na internet.

A campanha é promovida em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Criação

A iniciativa foi desenvolvida pela agência Radiola, de Brasília, que atende o órgão federal desde dezembro de 2019. Segundo Peter Gabriel Sola, sócio da agência e diretor da conta do MPF, os números de intolerância são chocantes. “Cada tipo de intolerância leva a uma violência ou a mesmo um crime. Desconstruir essa intolerância antes que ela cresça é a melhor estratégia, e a comunicação é a melhor forma pra isso”, explica.

No entanto, apesar de importante, a temática é desafiadora e delicada. “Em meio a um momento em que se acirra e se politiza muito as discussões sobre quase todos os assuntos, tratar de um tema como diversidade era algo tão necessário quanto sensível. E fazer isso para o MPF era algo ainda mais delicado, pois trata-se de uma instituição importantíssima que transcende governos e outras situações de momento”, relembra Sola.

Por isso, os criativos da agência optaram por criar uma campanha educativa e informativa. “De forma resumida, podemos dizer que a estratégia é falar de ‘Respeito’ para combater o ‘Desrespeito’. É ‘Promover a Cultura de Paz’ para combater a violência. Nossa campanha busca enaltecer as diferenças como força de um país plural como o Brasil”, diz o diretor da conta.

Para conectar com o MPF, a ideia foi trazer o ponto de vista da legislação, mas também do uso mais corriqueiro da palavra legal. Além disso, a agência decidiu por um visual menos estereotipado. Portanto,  após uma série de testes e possibilidades, eles escolheram trabalhar com uma linha totalmente gráfica.

Contrataram uma artista de Brasília especializada no desenvolvimento de letterings exclusivos. “A ideia é que cada uma das letras representasse um grupo e que o conjunto simbolizasse o todo. Neste sentido, uma das interpretações possíveis é que cada letra isolada faz sentido sim, mas é a força do conjunto que constrói o significado maior da mensagem”, conta Peter Sola, da Radiola.

A campanha ainda terá mais etapas, mas os detalhes não puderam ser divulgados. “Esta campanha vai deixar um verdadeiro legado para quem quiser ampliar o conhecimento sobre intolerância e discurso de ódio. Mais ainda, tenho convicção de que ela vai ajudar a promover uma ampliação do debate sobre o respeito às diferenças no Brasil”, comenta o diretor da conta.

“É preciso dar muito crédito à equipe do MPF! Se esta campanha tão importante está no ar, também é graças ao empenho e competência das pessoas que trabalharam muito para ‘fazer acontecer’ dentro do próprio órgão”, conclui.

Créditos da equipe da Radiola:
Diretor de Conta: Peter Sola
Executiva de Atendimento: Natasha Winnik
Diretor de Criação: Daniel Oliveira
Redatora: Rafaela Marcondes
Diretora de Conteúdo: Maria Luísa Dominici
Coordenadora de Conteúdo: Natália Rodrigues
Coordenadora de Mídia: Mary Arouche
Coordenadora de Produção: Manuela Tavares
Diretor de Arte: Renan Castro
Arte Final: Caio Paixão
Letterings: Natália Carneiro

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?