Quase 40% dos varejistas digitais vão investir em IA na Black Friday
Estudo apontou que IA lidera o ranking da pesquisa quando comparado às demais tecnologias como Big Data e Realidade Aumentada
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos 35,7% dos varejistas digitais planejam investir em Inteligência Artificial na Black Friday. É o que aponta uma pesquisa recente da Pagar.me, meio de pagamento digital e omnichannel da StoneCo, em parceria com o e-commerce Brasil, portal especializado na cobertura do comércio eletrônico no Brasil; e a Equals, plataforma de gestão financeira inteligente e Nuvemshop.
O levantamento aponta que a IA é a tecnologia mais escolhida entre as opções de Big Data (19,4%) e Realidade Aumentada e Virtual (7,7%). Com isso em mente, a utilização dessa ferramenta se torna uma grande aliada para o sucesso das empresas durante esse período de vendas intensas, conforme aponta a pesquisa.
O estudo aponta ainda que a IA permite que os lojistas tragam ofertas personalizadas para cada cliente e um atendimento mais ágil, favorecendo a experiência de compra.
Além disso, na Black Friday, é de suma importância automatizar os processos operacionais, como o gerenciamento de estoque e o atendimento de pedidos, visando aprimorar a eficiência e reduzir os custos.
“A transformação digital chegou para definir as novas regras do jogo no varejo e no mundo, e é por isso que é crucial acompanhar de perto a tecnologia, criar estratégias e ser parceiro das mudanças. Identificamos a necessidade de mostrar aos varejistas as tendências que devem ser seguidas para se destacar em um momento tão intenso e competitivo. Para atender a essa demanda, estruturamos a pesquisa ‘A preparação do e-commerce para a Black Friday’, ouvindo 196 empresas de todos os portes, incluindo multinacionais. Acreditamos que todas as empresas, desde as PMEs até as grandes corporações devem unir esforços para transformar o varejo e impulsioná-lo continuamente”.
Thiago Guerra, diretor Comercial de MSMB do Pagar. me