Qual a importância do Live marketing para entender o consumidor?
Ele traz algo essencial para promover diálogo e conexões reais entre marcas e pessoas, mostra Simone Cyrineu, CEO da thanks for sharing
atualizado
Compartilhar notícia
O vídeo, como ferramenta de poder de marketing e venda de negócios nas empresas, já não é mais novidade para o mercado corporativo. No entanto, pela forma de conteúdo ser tão importante e estratégica, surgem novas formas de produzir o material e, consequentemente, entender o comportamento do consumidor e atingir esse público.
O Live marketing, que consiste em experiências “ao vivo” de interações, é uma delas. A prática promove diálogo entre marcas e pessoas para criar conexões reais. É disso que o mercado e as marcas precisam: conexões reais. Por isso, o modelo é utilizado de diversas maneiras. De acordo com pesquisa da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), os investimentos em ferramentas de Live marketing estão divididos da seguinte forma: eventos, feiras e congressos (77%), ações promocionais (62%) e marketing de incentivo (56%).
A tecnologia, as plataformas sociais e consequentemente a audiência online são essenciais para a utilização do Live marketing. No digital se fez a forma de amplificar a mensagem das empresas e atingir o consumidor da maneira correta, sendo o vídeo uma aposta estratégica.
Especialmente durante o período de pandemia, as redes sociais e os vídeos foram a maneira de criar uma conexão afetiva e emocional com o público. Segundo pesquisa do Nielsen TV Audience Measurement de março de 2021, um maior tempo em casa levou a um aumento global de 60% na quantidade de conteúdo de mídia consumida.
Quer um exemplo prático disso tudo? Anitta
Em vários de seus shows, ela tem diversos amigos e convidados que assistem esse show no palco. Mas não é na coxia, é no palco mesmo, com ela e a banda fazendo o rolê dos amigos no ritmo dos inimigos do fim. O que ela ganha com isso? Pra quem está “ao vivo” tem uma experiência de festa lá em casa. E os amigos vips, que estão ali se divertindo, fazem o papel de muitas câmeras para quem está “live”, a custo zero para milhões de seguidores como troca oferecendo a experiência única de estar e curtir esse show de cima do palco.
Por isso, entender a jornada de consumo do cliente e adaptar seu produto a ela é essencial. Nesse sentido, a thanks for sharing produz vídeos personalizados e escaláveis em conformidade com as demandas dos clientes, as quais são adaptadas para os respectivos canais onde serão utilizados, aumentando a chance da conectividade essencial a ser criada entre marca e consumidor. Para isso, é necessário compreender além do modelo de negócio e do propósito de seus clientes, saber onde estão os potenciais usuários.
Simone Cyrineu é CEO da thanks for sharing. Graduada em Comunicação Social e pós- graduada em Gestão de Vendas e Negociação, Simone também é mentora voluntária do LGBT Mentoring e membro do Comitê Gestor da Rede Brasileira de Mulheres LBTQ’s.