metropoles.com

Publicidade digital movimenta R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre

Segundo o estudo Digital AdSpend Brasil, o investimento em anúncios digitais na primeira metade de 2022 cresceu 12% em comparação a 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Audtakorn Sutarmjam / EyeEm/ Getty Images
pesquisa
1 de 1 pesquisa - Foto: Audtakorn Sutarmjam / EyeEm/ Getty Images

No primeiro semestre de 2022, a publicidade digital registrou um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado e atingiu R$ 14,7 bilhões. Os dados são do IAB Brasil,  associação que representa o mercado de publicidade digital no país, em parceria com a Kantar Ibope Media que lançou a mais nova edição do Digital AdSpend Brasil, relativo aos investimentos em mídia digital.

O estudo aponta que mais da metade do total do investimento em publicidade digital no primeiro semestre de 2022 se destinou às plataformas de mídias sociais (52%), search (29%) e publishers e verticais (18%). Quanto aos formatos, 36% dos investimentos foram direcionados a imagens (formatos estáticos e animados como banners ads, posts, gifs e etc.); 35% a vídeos e 29% a search (sites de busca).

Sobre a expectativa de investimentos para todo o ano de 2022, 81% das agências e anunciantes questionados pelo IAB Brasil sinalizaram que os aportes devem aumentar neste período, enquanto 10% devem diminuir seus investimentos e 8% pretendem manter os mesmos valores.

“Se analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual, impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”, pontua Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Rankings de setores

O Digital AdSpend 2022 indica também que três setores concentraram mais da metade da verba em publicidade digital no primeiro semestre deste ano: comércio (25% do total de investimentos), serviços (24%) e mídia (7%). E no top 5, além dos setores já citados, completam os de eletrônicos (7%) e o financeiro (6%) – este último, que no primeiro semestre de 2021 figurava em terceiro lugar, ainda se mantém entre os cinco principais no ranking. Juntos, os cinco setores representam 68% dos aportes em digital no período.

Somados, os demais setores representam 32% do total de investimento em publicidade digital no período – entre eles, cultura, lazer, esporte e turismo; imobiliário, higiene pessoal e beleza; alimentos; vestuário e acessórios; bebidas; automotivo; farmacêutico; administração pública e social; minas e energia; casa e decoração; construção e acabamento; higiene doméstica; industrial; pet; agropecuária; brinquedos; escritório e papelaria; jogos e apostas e multissetorial.

Oito dos top 15 setores cresceram dois dígitos no primeiro semestre de 2022 no investimento em publicidade digital, ante o mesmo período no ano passado: bebidas (76%), mídia (62%), alimentos (50%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (23%), beleza (20%), comércio (16%), turismo (14%) e serviços (8%). E destes 15, seis apresentaram um recuo negativo neste tipo de aporte: administração pública (-1%), farmacêutico (-6%), automotivo (-8%), financeiro (-10%), telecomunicações (-24%) e imobiliário (-68%).

Participação do digital

No primeiro semestre deste ano, o digital recebeu mais de 50% das verbas totais de mídia de nove setores: brinquedos (91%), escritório e papelaria (80%), agropecuária (78%), bebidas (60%), higiene doméstica (58%), mídia (57%), alimentos (56%), minas e energia (54%) e casa e decoração (53%).

Já oito setores que investiram entre 30% e 50% de sua verba total de mídia em digital foram: pet (49%), construção (48%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (37%), beleza (36%), comércio (35%), turismo (35%), bens e serviços industriais (32%) e serviços (30%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?