Projeto incentiva leitura de livros escritos por mulheres
Iniciativa é da agência DZ Estúdio e biblioteca do Rio Grande do Sul, cujo objetivo é gerar mais visibilidade para autoras
atualizado
Compartilhar notícia
Para gerar visibilidade, bem como estimular a leitura de livros escritos por mulheres, a agência DZ Estúdio junto à Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul lançam o projeto “Leia uma autora”.
A iniciativa conta com um site desenvolvido pela agência para o projeto que utiliza a tecnologia de reconhecimento de caracteres e palavras da capa dos livros.
“Quando uma pessoa acessar o site e escanear com o celular o título de um clássico da literatura escrito por um homem, por exemplo, terá a indicação de um livro de uma autora com tema semelhante ou apenas a indicação de uma autora”, explica o diretor de Criação e sócio da agência DZ Estúdio, José Pedro Paz.
O diretor complementa que a iniciativa transcende os espaços da biblioteca e que qualquer pessoa poderá participar, seja em outros espaços, livrarias ou em casa. “Além disso, essa tecnologia que desenvolvemos para o projeto funciona em qualquer formato de livro, tanto físico quanto digital, desde que a obra esteja mapeada no sistema”.
Para Morgana Marcon, diretora da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, “a ideia nasceu baseada em um dos principais problemas que encontramos hoje, que é a disparidade entre gênero na literatura também. Pensamos então em como poderíamos gerar mais visibilidade para obras escritas por mulheres, de forma simples e engajadora”, complementa.
O projeto terá, ainda, peças de mobiliário urbano, vídeo manifesto e mídia em elevadores.