Primeira “end-of-life startup” do Brasil é lançada no Web Summit Rio
O “Quando eu partir” é um aplicativo que te ajuda nas suas diretivas ao final da vida; nele é possível indicar instruções para quem fica
atualizado
Compartilhar notícia
O que fazer quando alguma pessoa querida morre?
Exatamente para ajudar nesse momento de luto, tristeza e dor, quando muitas pessoas não têm cabeça para pensar em nada, que surgiu a startup gaúcha “Quando eu partir”.
Trata-se da primeira iniciativa do “end-of-life tech”. Empresas que usam tecnologia para resolver problemas após falecimentos e que está sendo lançada no Web Summit Rio.
Fundada em Porto Alegre por Camila Leães e Alexandre da Silveira, a “Quando eu partir” ajuda a organizar e comunicar necessidades, destino de animais de estimação, objetos importantes, desejos e informações para quando o usuário morrer.
“A ideia surgiu depois que perdi minha mãe, em 2021. Foi muito difícil, em todos os sentidos, inclusive burocráticos. Eu não sabia nem por onde começar. Aí, pensei: quando eu morrer, não quero que a minha família passe por isso”, conta Camila Leães.
O “Quando eu partir” é uma plataforma onde o usuário pode informar onde tem imóveis, contas bancárias, quais serviços assina (Netflix, Globoplay, Amazon), suas redes sociais, senhas e como deseja sua cerimônia fúnebre, por exemplo.
O interessado paga por uma assinatura anual e com pequenas taxas nos anos subsequentes, podendo atualizar as informações quantas vezes quiser.
Tudo fica estruturado de forma simples e clara, de modo que, em caso de falecimento, uma pessoa de confiança loga e tem acesso aos dados, resolvendo, rapidamente, a maioria das burocracias.
“Sabemos o quanto esse tipo de demanda drena a energia de quem passa pelo luto, trazendo insegurança, frustração e muita perda de tempo para colar as peças de um quebra-cabeças, que, muitas vezes, não sabemos nem por onde começar. Queremos ajudar a eliminar o tabu sobre essa etapa da nossa existência”, diz Leães.
Metrópoles na Web Summit
A cobertura pode ser acompanhada na M Buzz e também nas redes sociais do portal. A geração dos conteúdos terá a produção do jornalista Fabricio Vitorino.
Entre os nomes de peso confirmados estão:
- David Vélez, fundador e CEO da Nubank;
- Edith Yeung, Early-stage venture investor da Race Capital;
- Luciano Huck, apresentador da Rede Globo;
- Mada Seghete, VP de marketing da Branch;
- Roger Laughlin, fundador & Brazil CEO da Kavak;
- Catherine Powell, Global Head of Hosting do Airbnb;
- KondZilla;
- Ayọ Tometi, cofundador do Black Lives Matter;
- Fernando Machado, CMO da NotCo.
Todos os palestrantes podem ser conferidos neste link.
Quando: de segunda-feira (1º/5) à quinta-feira (4/5).