metropoles.com

Por que as marcas não devem estar em todos os canais o tempo inteiro?

As marcas devem estar presentes quando fizer sentido para o seu consumidor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Headway/Unsplash
Como a tecnologia ajuda na gestão de tempo de equipes de Marketing
1 de 1 Como a tecnologia ajuda na gestão de tempo de equipes de Marketing - Foto: Headway/Unsplash

Velejar, mergulhar, dar longas caminhadas em meio ao verde, ouvir um concerto de música clássica. O que essas atividades têm em comum? Para o autor Randall Stutman, duas coisas. Consultor de alguns dos principais executivos e CEOs de Wall Street, ele percebeu que essas eram as ocupações preferidas dos líderes em seu tempo de descanso. E a segunda coincidência: todas elas promovem um momento de foco e ausência de ruídos humanos.

Em resumo, esses são refúgios das múltiplas conexões e dos multicanais aos quais todos somos expostos diariamente. Essa era omnichannel, segundo muitas das discussões da Web Summit 2022, não desaparecerá — mas tende a mudar. Sairão na frente as marcas que conseguirem ser mais assertivas e estratégicas, entregando o que realmente interessa a cada um de seus públicos, de forma customizada em seus pontos de contato.

Um bom exemplo vem do mercado financeiro. O setor possui inúmeras instituições centenárias, com uma reputação de solidez construída de geração a geração. O que leva uma fintech novata a receber a confiança de pessoas que, até há pouco, jamais haviam ouvido falar em seu nome? CEO e fundador da Jeeves, Dileep Thazhmon responde: levar adiante uma mensagem clara.

A provocação já estava no título da palestra: “como ganhar os corações e mentes dos consumidores antes de ganhar suas carteiras”. Dileep lidera um dos unicórnios mais relevantes da nova geração de startups. Lançada oficialmente em março de 2021, a Jeeves foi avaliada em US$ 2,1 bilhões exatamente um ano depois. Com foco em empresas, ela é uma plataforma de gestão de despesas para transações internacionais.

Para o empreendedor, o segredo do sucesso está em deixar muito transparente ao cliente o que ele está levando de bom — e o que a companhia ganha em cima disso. É uma relação de troca, que precisa estar sustentada na verdade. Vale para fintechs, mas vale também para instituições de ensino que precisam chegar a novos alunos, escritórios de advocacia em busca de prospecções e hospitais disputando espaço com concorrentes.

E isso será mais fácil se a mensagem estiver dita da forma certa e no meio correto, moldada ao público que se quer atingir.

Marcas não devem estar em todos os canais o tempo inteiro: precisam, isto sim, estar lá quando fizer sentido para o seu consumidor. Tudo a partir de um discurso concreto, relevante e, em meio a tanto ruído, com muita clareza.

Tomás Adam é sócio-diretor da Critério – Resultado em Opinião Pública

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?