metropoles.com

Por que o Marketing Digital é superior ao Marketing tradicional?

Segundo André Luiz Reichert, COO da Razor Computadores, o primeiro é o que mais impacta as pessoas em termos de tempo de visualização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yuichiro Chino/ Getty Images
marketing digital
1 de 1 marketing digital - Foto: Yuichiro Chino/ Getty Images

Maior velocidade de conversão, personalização de público, tracking de acessos, medição precisa de ROI. Esses são alguns aspectos do Marketing Digital que dificilmente são replicáveis nas estratégias off-line. A hegemonia de certas ferramentas digitais no meio — como Google e Facebook — permitiu um amadurecimento nesse mercado, antes difuso e pouco profissionalizado.

Apesar de ainda não ser o primeiro da lista no Brasil, que ainda tem como principal investimento em publicidade no país a televisão aberta, com cerca de 45% da receita em publicidade no país conforme a CENP. De acordo com a mesma fonte, as mídias digitais ocupam o segundo lugar na lista, com 32% da receita em anúncios.

Isso mostra o tamanho e sua disponibilidade de crescimento, já que, na média mundial, os anúncios em internet superaram a televisão em 2017, segundo The Economist.

Apesar disso, o Marketing Digital é o que mais nos impacta em termos de tempo de visualização, já que ficamos grande parte do tempo próximo às telas do celular ou do computador.

Porém, apesar do título, esse artigo não tem como intuito colocar o Marketing Digital acima das categorias tradicionais, mas destacar seis pontos onde ele é indiscutivelmente superior ao Marketing off-line.

O que o Marketing Digital entrega que o Marketing tradicional não?

Personalização de público

As mídias digitais permitiram o que qualquer publicitário da velha guarda sempre sonhou: mídia de massa personalizável. É possível atingir um número imenso de pessoas de maneira especializada, selecionando por interesses, faixa etária, profissão, localização ou qualquer outra classificação de interesse do negócio. O pulo do gato aqui é descobrir e correlacionar comportamentos do seu público com seus produtos, definindo bem sua persona.

Rastreabilidade

Mapear em tempo real indicadores como fonte de acessos, principais interações, taxa de cliques ou campanhas com maior conversão. Analisando suas métricas, é possível focar recursos nos canais que geram mais retorno, mas lembre-se: nem tudo é totalmente rastreável. Você pode medir quantas pessoas compraram pelo link que seu influencer deixou no Youtube, mas há um número não mensurável de acessos ou clientes orgânicos obtidos por influência indireta desse mesmo vídeo.

O orçamento é você quem define

O valor mínimo para seu negócio estar anunciado no digital é muito acessível e totalmente customizável. É você quem dita o quanto quer investir, e pode começar com o valor que tiver disponível. Porém, é importante lembrar: os mecanismos de busca do Google ou mídias sociais funcionam, de certa forma, como um leilão, deixando quem paga mais na frente. E isso pode ser uma barreira, dependendo das palavras-chave ou público que seu negócio busca atingir.

Flexibilidade e correção de rota

Os conteúdos, caso seja necessário, podem ser atualizados rapidamente nas plataformas, ativados ou desativados de forma (quase) instantânea. Isso permite à empresa corrigir erros, mudar a estratégia e atualizar conteúdos rapidamente — refinando termos, textos, frases ou imagens que melhorem seus resultados de forma muito rápida. Algo impossível em mídia impressa ou Out-of-Home.

Automação e conteúdos personalizados

Fluxos de tráfego, automações de resposta ou conteúdos especializados baseados nos inputs dos usuários permitem que conteúdos distintos sejam direcionados para clientes de topo, meio ou no fundo do seu funil de vendas. Seja por meio de campanhas, display, e-mail marketing ou anúncios em mídias sociais, proporcionam uma jornada de compra mais fluida.

Engajamento do público

As mídias sociais permitiram a interação do público com as marcas, maior engajamento de seus clientes e a criação de conteúdos interativos, como lives, marketing humanizado e Marketing de Influência — conquistando, além de clientes, fãs e defensores da marca.

Um caminho sem dificuldades? Muito pelo contrário

Campanhas mal-executadas ou com falhas de estratégia podem ser um imenso desperdício de recursos ou até mesmo prejudicar sua marca. Portanto, não se aventure nesse meio sem o devido preparo ou apoio.

Essa é uma das grandes barreiras nesse meio: pode ser difícil e caro encontrar profissionais especializados, e a curva de aprendizagem para quem deseja entrar nesse mercado é lenta e gradual. Porém, a recompensa pode ser muito valiosa.

Na imagem, André Luiz P. Reichert está de óculos, de camisa preta e com um notebook em cima da mesa - MetrópolesAndré Luiz P. Reichert  é COO e co-founder da Razor Computadores.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?