Pioneiro, Lago Norte lança Plano de Ocupação de Engenhos Publicitários
Interessados em anunciar nos espaços públicos da região agora deverão participar de licitação
atualizado
Compartilhar notícia
A partir de agora, outdoors, placas, cavaletes, painéis luminosos e letreiros poderão ser instalados em locais públicos previamente estabelecidos do Lago Norte. A região foi a primeira do Distrito Federal a ter os espaços determinados pelo Plano de Ocupação de Engenhos Publicitários, publicado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no Diário Oficial do Distrito Federal de segunda-feira (13/9).
O objetivo é equilibrar a distribuição dos meios de propaganda e evitar a poluição visual de áreas do interesse paisagístico e urbanístico da cidade.
Inicialmente estão liberados três pontos no Centro de Atividades. “A intenção é regularizar conforme a demanda da cidade. A licitação está prevista para ser publicada em outubro”, explica o administrador regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira.
De acordo com ele, essa entrega é “inédita”. “Após 19 anos de luta, nosso esforço agora é manter uma cidade limpa, moderna e que seja modelo para as demais regiões administrativas”, afirma Marcelo.
Para o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Distrito Federal (Sinapro/DF) e diretor de Operações da Propeg Brasília, Anselmo Pinheiro, a medida é bem vista pelos publicitários. “Ainda mais considerando o Lago Norte, uma região importante do ponto de vista econômico e de fomento para o mercado. É mais uma opção de espaço que as agências de publicidade poderão oferecer como parte de estratégia de mídia para os clientes”, ressalta.
A Administração Regional do Lago Norte será responsável por promover as licitações aos interessados em divulgar engenhos publicitários no local. As diretrizes e coordenadas, dimensões, formas de iluminação e fixação e os tipos de propaganda já podem ser consultados aqui.
De acordo com a Seduh, cada região administrativa deverá elaborar o respectivo plano de ocupação, conforme prevê a legislação distrital do Plano Diretor de Publicidade das Regiões Administrativas.
Plano Diretor de Publicidade
O Plano Diretor de Publicidade tem o objetivo de preservar a estética da paisagem urbana, das quatro escalas objeto de tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, e a prevenção de abusos e sobreposição na instalação de meios de propaganda. Além de normatizar a utilização de meios de publicidade e preservar a visibilidade do horizonte.