metropoles.com

Phygital: como as marcas podem se integrar nesse universo?

Enricco Benetti, Chief Creative Officer da agência BFerraz, explica um pouco mais sobre esse processo que une físico e digital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Enricco BFerraz
1 de 1 Enricco BFerraz - Foto: Divulgação

Na pandemia, as marcas e agências precisaram trabalhar experiências cada vez mais inovadoras. Se reinventar foi necessário para não sucumbir. E uma dessas possibilidades exploradas foi o universo “phygital”, que integra o campo físico com a narrativa digital, aproveitando ainda o boom das transmissões.

A agência BFerraz teve grandes cases de sucesso no ano passado. Alguns exemplos de cases de 2020 da BFerraz foram o Natal Santander, que evoluiu do tradicional formato presencial para um espetáculo audiovisual envolvendo prédios como palcos verticais e impactando mais de 1 milhão de pessoas; a GM fez o lançamento do novo Tracker 2020 de forma 100% digital e, por fim, o Santander criou uma plataforma em casa com lives toda semana.

Segundo o especialista Enricco Benetti, CCO & Partner da BFerraz, empresa especialista em interatividade, varejo e experiências da B&Partners.co, o objetivo é que nem o próprio usuário perceba o fim e o começo da experiência em ambos os universos. Há muito espaço ainda para explorar diferentes possibilidades, seja na TV, na internet, no varejo e em plataformas de jogos eletrônicos.
Neste contexto, a tecnologia é uma super aliada para “derrubar fronteiras” e ajudar a reinventar a indústria do entretenimento, na opinião de Enricco. No entanto, ainda é preciso evoluir.

Há dois conceitos: o digital e o digitalizado. Hoje, ainda falta esse entendimento no phygital”, explica o profissional. Para avançar neste aspecto, a lógica precisa ser de consumo não linear, como é assistir ao Netflix, por exemplo. O usuário não espera o filme terminar para postar, por exemplo. “Não existe uma fórmula. É experimentação”.

Enricco Benetti, CCO & Partner da BFerraz
Atualmente, uma das possibilidades estudadas no mercado é a criação de um terceiro espaço, somando físico e digital. “Devemos olhar para ele na hora de criar com as especificidades”, comenta Enricco. “A gente tá observando tudo o tempo inteiro porque a velocidade das mudanças é voraz”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?