metropoles.com

Os três principais erros de comunicação no atendimento ao cliente

“Precisamos de profissionais capazes de entender, atender e se relacionar com os clientes”, diz Anna Cristina Araújo, diretora da Uninassau

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sutthichai Supapornpasupad/ Getty Images
atendimento
1 de 1 atendimento - Foto: Sutthichai Supapornpasupad/ Getty Images

Com o mercado altamente frenético e competitivo, os gestores de empresas não podem apenas preocupar-se com números e metas. É necessária uma visão mais cuidadosa e estratégica de seus clientes. Mesmo com softwares avançados de análise de dados, de automação dentro das organizações, ainda assim conhecer a verdadeira dor do cliente não é simples. O que ele pensa e sente precisa ser captado na sua essência para evitar erros de comunicação durante o atendimento.

Atender o cliente do passado era fácil, afinal o foco não era nele. Era no produto ou na empresa. Com a evolução do mercado, onde falamos e defendemos o atendimento 5.0, falamos de escuta, atenção e customização. Para uns, isso está muito longe.

Focado apenas em números, para abocanhar uma maior fatia do mercado, alguns gestores estão voltando a trabalhar um atendimento em massa, sem personalização do serviço nem do relacionamento com o público, na tentativa de baratear a operação. Estão alimentando de forma errada seus softwares de gestão, perdendo oportunidades de uma operação mais precisa e humana. Uma vez que estamos vivendo a era da desconstrução do atendimento por script. Buscando algo mais leve e carismático.

Um exemplo atual aconteceu em junho, quando recebi de uma franquia de uma grande marca uma mensagem no WhatsApp com um feliz aniversário, mesmo eu sendo de dezembro. Respondi dizendo: “Meu aniversário é apenas em dezembro”. E alguém percebendo e, envergonhado do erro respondeu: “Desculpa, foi um erro do sistema”. Não respondi, mas pensei: Sistema não erra. O erro foi na falta de atenção na hora de alimentar uma ferramenta que poderia ser tão eficaz para efetivar um relacionamento com o cliente. Além de perder a oportunidade de fazer deste erro uma forma estreitar esse relacionamento com algo além da desculpa, por exemplo: Mesmo não sendo seu aniversário gostaríamos de saber como você está? Porque você é importante para nós.

Outro erro que está enxarcando e tirando a paciência de vários clientes é o bombardeio de mensagens via SMS, e-mail e WhatsApp que recebemos todos os dias, o dia todo. São tantas mensagens que na maioria das vezes nos perdemos nas informações e deixamos de comprar ou até mesmo de fazer um negócio por isso. Mais uma vez, vemos a tentativa que de uma nova onda de atendimento em grande escala, como se estivéssemos retroagindo a um passado que não é mais admissível. O de estratégias de marketing direto em massa tentando apenas vender. Pensando apenas no resultado imediato e não no relacionamento.

O atendimento ao cliente acontece desde a prospecção destes, passando pela efetivação da venda e não mais finalizando no pós-venda.

Precisamos de profissionais capazes de entender, atender e se relacionar com os clientes. O atendimento precisa ser contínuo e respeitoso das duas partes. Precisamos entender que o relacionamento nunca acaba, ele pode ultrapassar gerações. Para tal, a capacitação técnica e o desenvolvimento das habilidades do profissional que faz a gestão dessa área precisam ser diariamente aperfeiçoadas com escopo de minimizar erros na comunicação com o cliente.

Diante disto, pudemos evidenciar os principais erros de comunicação como: o erro na alimentação de informações dos clientes nos softwares, erro na operação da comunicação e no uso excessivo e desrespeitoso das ferramentas de marketing direto.

Hoje falamos não apenas em atender, falamos em gestão do relacionamento nos seus mínimos detalhes. Hoje a meta não é só fechar negócio, afinal negócio não fecha, não acaba. Precisamos pensar na sustentabilidade do relacionamento como foco principal da negociação para ir além da sobrevivência.

Anna Cristina Araújo é diretora da Uninassau Boa Viagem, pertencente ao grupo Ser Educacional. Tem 15 anos de experiência nas áreas de gestão, comunicação, marketing, varejo e vendas com experiência em lançamento, implementação e alavancagem de marcas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?