O que as empresas precisam saber para se manterem competitivas
Carlos Grillo, diretor de criação da Fields 360, aponta tendências para marcas que desejam ficar à frente da curva em 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O marketing digital é um campo em constante evolução, e é importante que as empresas estejam atualizadas com as tendências mais recentes para manter sua relevância e competitividade. Com o passar dos anos, novas tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor e demandas regulatórias têm moldado a paisagem do marketing digital. Este ano, em particular, apresenta uma série de tendências que são relevantes para as empresas que desejam ficar à frente da curva.
Aumento da personalização: o marketing personalizado já é uma prática comum em muitas empresas, mas a expectativa é de que em 2023, os consumidores esperem uma personalização ainda maior em suas interações com as marcas. As empresas precisarão usar dados de maneira inteligente para entender melhor os interesses e preferências individuais dos consumidores e oferecer experiências personalizadas e relevantes.
Crescimento do marketing de influência: o marketing de influência continuará a crescer em popularidade, com as marcas buscando colaborações com influenciadores que possam alcançar seu público-alvo de maneira autêntica e persuasiva. Os influenciadores também se tornarão mais seletivos em relação às marcas com as quais colaboram e buscarão parcerias que realmente reflitam seus valores pessoais.
Aumento do uso de realidade aumentada e virtual: com a popularidade crescente de tecnologias como a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV), as empresas poderão oferecer experiências de compra e interação mais imersivas e envolventes. A RA e a RV também podem ser usadas para criar campanhas de marketing inovadoras que se destacam da concorrência.
Uso crescente de voz e pesquisa por voz: com o aumento do uso de assistentes virtuais como Alexa e Siri, as empresas precisarão otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz. Isso significa que o conteúdo deve ser escrito de maneira mais conversacional, com foco em perguntas e respostas diretas.
Aumento do uso de vídeo: o vídeo continuará a ser uma forma popular de conteúdo em 2023. As empresas precisarão criar conteúdo de vídeo atraente e envolvente para se destacarem da concorrência. O vídeo também pode ser usado para criar anúncios de vídeo direcionados e conteúdo educacional e informativo.
Aumento do uso de tecnologias de realidade mista: a realidade mista é uma tecnologia que combina elementos da realidade virtual e da realidade aumentada. Em 2023, espera-se que as empresas comecem a explorar o potencial da realidade mista para criar experiências de marketing mais imersivas e interativas.
Crescimento do comércio social: o comércio social é uma tendência que combina elementos do comércio eletrônico e das mídias sociais. Em 2023, espera-se que as empresas aumentem o uso de recursos de compra integrados nas mídias sociais para fornecer aos clientes uma experiência de compra mais fácil e conveniente.
Além dessas sete tendências, gostaria de acrescentar uma outra. Talvez a mais impactante de todas. O uso de Inteligência Artificial. Antes desse parágrafo, cada letra, cada palavra, cada linha foi entregue a mim pelo famoso ChatGPT. Eu não escrevi absolutamente nada do que está aí, embora concorde com tudo. Apenas entrei na aplicação e pedi a ela que me listasse as tendências do marketing digital para 2023. Em seguida, solicitei um parágrafo de introdução e um título para o texto. O resultado, você acabou de conferir. E, cá entre nós, é surpreendente e até um pouco assustador.
Se querem saber o que eu acho da inteligência artificial, a resposta mais honesta é “não sei”. Aqui na Fields 360 estamos estudando suas possibilidades e, principalmente, suas aplicações no dia a dia da agência, seja na criação, no planejamento, na mídia, na produção, no administrativo ou na gestão das contas.
As perguntas que lançamos na casa passam por provocações do tipo: como cada departamento pode fazer uso das ferramentas de Inteligência Artificial em favor da empresa e de nossos clientes? Como fazer isso sem ferir direitos autorais de artistas e criativos mundo afora? Quais os limites dessa tecnologia? Refletir sobre essas questões tem sido um exercício muito rico e divertido. Espero que, em breve, eu volte aqui com boas respostas para vocês.
Carlos Grillo é diretor de criação da Fields 360.