O poder do FoMO para impulsionar novas tendências de marketing
Karolliny Marinho, coordenadora da Octadesk, destaca que a exclusividade impulsiona a adoção rápida das últimas tendências
atualizado
Compartilhar notícia
Na era da informação, somos constantemente bombardeados por notícias, ofertas, atualizações e oportunidades, tudo ao alcance de um clique. À medida que as redes sociais e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais significativo em nossas vidas, o medo de perder uma oportunidade, tornou-se uma potência que influencia na maneira como vivemos, consumimos e nos relacionamos.
E é exatamente neste cenário que entra o FoMO (Fear of Missing Out), uma tática de marketing que se baseia no medo que as pessoas têm de perder uma oportunidade ou de ficar de fora de algo que está acontecendo no momento. Essa prática aproveita o desejo humano de se sentir parte de algo exclusivo, emocionante ou socialmente relevante e aproveita o medo de perder algo para impulsionar o envolvimento, a urgência e a ação do consumidor e direcioná-lo à ação.
Mas afinal, como os profissionais de marketing podem usar essa estratégia de maneira segura e respeitosa para promover seus negócios e produtos?
Bom, a ideia central por trás desta abordagem é criar um senso de urgência e escassez em torno de um produto, serviço, evento ou oferta. As empresas que usam o FoMO geralmente empregam táticas como:
Ofertas limitadas
Essa ação pode incluir promoções relâmpago, descontos por tempo limitado ou a disponibilidade de produtos em baixas quantidades. Os consumidores são informados de que devem agir rapidamente para aproveitar a oportunidade. Aproveitar datas comemorativas pode ser uma excelente maneira para atrair a atenção e realizar ofertas por tempo limitado.
Notificações instantâneas
Empresas como a Amazon e a Alibaba dominam a arte de criar um senso de urgência. Por meio do uso de notificações instantâneas (ou push) sobre promoções relâmpago, descontos e alertas de estoque reduzido, essas empresas têm o poder de acionar o FoMO em seus clientes. A sensação de que estão prestes a perder uma oferta incrível muitas vezes leva os consumidores a agir rapidamente. Outra prática dentro do FoMO é apostar na exibição de uma contagem regressiva ao lado de ofertas, criando a sensação de que o tempo está se esgotando.
Acesso exclusivo
A tática de proporcionar acesso antecipado ou exclusivo a produtos, eventos ou informações para um seleto grupo de clientes representa uma poderosa estratégia de marketing. Ao destacar a exclusividade dessa oferta, não apenas se cria um senso de privilégio para os clientes selecionados, mas também se desperta o desejo nos demais consumidores de integrarem esse grupo estrito.
Histórias temporárias
As mídias sociais desempenham um papel significativo na geração de FoMO. Plataformas como o Instagram Stories é um exemplo claro de como as empresas capitalizam a ideia de que algo está acontecendo agora e você não pode perder. Os usuários ficam ansiosos para assistir às histórias de seus amigos, celebridades e marcas favoritas antes que desapareçam. Assim, é possível usar esse canal temporário para criar buzz em torno de lançamentos de produtos, eventos especiais e promoções exclusivas, mantendo os seguidores ansiosos para se manterem atualizados.
Destaque as oportunidades perdidas em suas mensagens
Um site que utiliza muito bem essa tática é o Booking.com. Se você já buscou alguma propriedade neste site, provavelmente se deparou com mensagens — em vermelho — mostrando que o que você está procurando está se esgotando, como “resta 1 quarto por esse preço”. Nesta opção, eles concentram a comunicação para aumentar o FoMO, mostrando que, se demorarem muito para escolher, os usuários vão perder a reserva.
Transmissões ao vivo
Transmissões ao vivo de eventos se tornaram um campo de batalha para empresas que querem explorar o FoMO. Empresas como a Apple realizam transmissões ao vivo de seus lançamentos de produtos, gerando um frenesi em torno de seus produtos. A incerteza sobre o que será revelado, a empolgação em tempo real e a oportunidade de ser parte de algo especial fazem com que os consumidores sintonizem e compartilhem suas experiências com suas redes de contatos.
Por fim, em um cenário onde a competição pela atenção do consumidor é intensa, ao abraçar o FoMO de forma ética, as marcas têm a oportunidade não apenas de impulsionar suas vendas, mas também de construir relações duradouras com os consumidores. Em última análise, ao desvendar os caminhos do FoMO, as empresas podem moldar seu futuro no mercado, garantindo uma presença relevante e impactante.
Karolliny Marinho é Relações-Públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e atualmente coordena os times de geração de demanda, branding e marketing de produto da Octadesk.