metropoles.com

O poder do branding para fazer sua marca se destacar

Nathalia Helou, fundadora da Allídem, explica como fazer o seu negócio ser percebido por valor e não somente por preço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Witthaya Prasongsin/ Getty Images
Na foto, há uma pessoa segurando uma caneta e um tablet à sua frente - Metrópoles
1 de 1 Na foto, há uma pessoa segurando uma caneta e um tablet à sua frente - Metrópoles - Foto: Witthaya Prasongsin/ Getty Images

Marcas são a força transformadora por trás das revoluções no mundo dos negócios. Não existe uma empresa líder de mercado sem um posicionamento de marca dando forma à visão de suas lideranças. Todo negócio é uma marca. Independente da empresa já ter investido em branding ou não, a percepção sobre o negócio já existe na cabeça das pessoas.

De acordo com a 1° pesquisa do Brasil sobre construção e posicionamento de marca da Nova Economia liderada pela Allídem, onde levantamos a percepção de 335 líderes de empresas ou startups de tecnologia, fica claro que, quando o mercado pensa em branding, pensa em logo, mas isso é só a ponta do iceberg. A logo vai traduzir lá na frente todo o conjunto de crenças e valores do negócio que foram definidos anteriormente.

O branding, que significa marca em movimento, é uma competência que deve estar conectada à estratégia de negócios. Esta competência tem o objetivo de construir uma marca forte e consistente que sintetize todo o business – dando a base para o crescimento e a escalabilidade. A partir do momento que o branding nasce da visão do negócio, ganha vida por meio de todos os pontos de contato que conectam o cliente à marca.

No entanto, os desafios são muitos em um mercado cada vez mais ágil e competitivo. Impressiona o fato de que 25% das empresas da nova economia não sobrevivem ao primeiro ano.

As empresas precisam se destacar com o que elas têm de único e que não pode ser copiado: a força da sua marca.

Para criar um posicionamento de marca que vai comunicar de forma clara e alinhada os valores e propósito do seu negócio, alguns fatores precisam ser considerados: cultura organizacional, posicionamento e proposta de valor da marca, além da identidade da marca (composta pelo universo visual e verbal) e, por fim, os pontos de contato da marca.

Isso quer dizer que o branding começa como um projeto que, depois, deve ser incorporado e constantemente trabalhado como um processo. O projeto é a etapa principal, é o setup e deve ser desenvolvido por pessoas com conhecimento de negócios, de marca, de marketing, de design, de storytelling, de redação, entre outros. O processo também deve ser desdobrado por estes perfis de pessoas, mas a partir de um direcional macro, tudo fica mais fácil. Infelizmente, o que mais vemos são empresas que investem no logo e na identidade visual, colocam um website no ar e param por aí.

Quando uma empresa se apropria da sua essência e do seu posicionamento, construindo uma narrativa que comunica isso com clareza e assertividade para o mercado, os resultados se tornam expressivos, passando a gerar conexão. Além disso, é muito importante o discurso ter coerência com a identidade visual e verbal da marca para gerar interesse e desejo pelo seu produto ou serviço. Assim, sua empresa sairá de uma percepção de preço e migrará para uma percepção de valor podendo, inclusive, impactar no lucro.

Na foto Nathalia Helou está sorrindo - MetrópolesNathalia Helou Frontini é fundadora da Allídem. Com 15 anos de experiência, já trabalhou em projetos de marcas como Ambev, Mondelez, Pepsico e O Boticário. Hoje, lidera uma nova metodologia para construir marcas de empresas de tecnologia no Brasil, Latam e Europa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?