metropoles.com

O metaverso e o escritório do futuro

Cofundador da Mokaly, Cadu Cerizze explica como essa tendência se aplica no mercado de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Assessoria
Cadu Cerizze
1 de 1 Cadu Cerizze - Foto: Divulgação/Assessoria

Nas últimas semanas, a internet parou mais uma vez para ouvir as novidades trazidas por Mark Zuckerberg. Fomos todos apresentados à Meta, mas não é apenas um nome. Meta é o despertar de um novo e ambicioso projeto capaz de mudar a forma como nos enxergamos no mundo e nos relacionamos via redes sociais. Se o isolamento físico foi necessário, vem a aproximação virtual.

Mas o termo “metaverso” não é uma invenção do magnata da tecnologia. É algo que já vem sendo amadurecido há alguns anos. Uma visão de que esse universo, o real, o que pisamos, respiramos, sentimos, não é mais o suficiente. Nos últimos dias, embalados na esteira da Meta, Microsoft, Adidas, Nike e outras gigantes já anunciaram que vão aderir à ideia de se incluírem, também, no ambiente digital, estando, assim, onde seus clientes estão.

Os avanços estão por todas as partes. A tecnologia se aperfeiçoa cada vez mais rapidamente. Inteligência Artificial, 5G, Internet das Coisas, Indústria 4.0, entre muitos outros novos termos com diferentes funções em nosso cotidiano e no das empresas. E é inevitável que esse processo deixe de impactar o nosso dia a dia, pois estará cada vez mais presente. O metaverso chega para revolucionar todo o nosso redor, desde a economia, com as criptomoedas, as artes, com o NFT, a cultura e, também, as nossas relações de trabalho e a forma como o entendemos.

Imagine um universo virtual onde nossas vidas ganham novos rumos. Um conceito onde nós interagimos com os amigos, jogamos e até mesmo organizamos nosso escritório, tudo on-line. Este último, aliás, parece o caminho mais próximo e de maior aceitação da sociedade.

Muito se falou sobre o “escritório do futuro”. Como seria a nossa realidade no momento em que todas as atividades pudessem ser feitas pela internet. Há quase dois anos fomos forçados a adaptar-nos rapidamente a esse novo mundo, onde nossas relações interpessoais foram restritas à tela de um computador.

Se em muitas áreas essa ideia ainda pode ser mal vista, como na criação de círculos sociais e sentimentais, no campo profissional o tema caminha para uma mudança em definitivo: milhares de profissionais pelo mundo relutam a voltar aos escritórios. Encontraram no Home Office a praticidade que tanto buscavam. Agora, não é necessário mais aguentar uma ou duas horas de trânsito todos os dias, é fácil de almoçar a própria alimentação, muitas vezes até mais saudável, e ainda ser possível acompanhar, de perto, o crescimento das crianças, levá-las à escola ou tirar alguns minutos do dia antes extremamente corrido para brincar com elas ou com os pets, que hoje são participações especiais e surpresas nas mais formais chamadas de vídeo.

A já clichê expressão “novo normal” talvez não tenha se adaptado melhor em nenhuma outra área. Enquanto todos já falam em voltar à vida que tinham, quando o assunto é trabalho, um novo caminho se desenhou. Descobrimos que uma reunião pode sim ser trocada por uma videochamada. Então, por que não nos embasamos no metaverso para evoluir definitivamente nossas relações profissionais?

Esse é o desafio das empresas mais antenadas. Talvez tenha algo ainda melhor que salas de descanso implementadas pelas companhias mais modernas. Afinal de contas, nada mais confortável e aconchegante do que nossa própria casa.

Cadu Cerizze é empreendedor e mentor para startups. É cofundador e CMO da Mokaly, escritório remoto para gestão e comunicação de times. Além da startup, é Partner no Vesper Club, aplicativo de experiências em drinks, e no Crowd Mobile, desenvolvedora de aplicativos. Cursou Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Administração e Negócios pela Universidade Estácio de Sá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?