“O Marketing Digital virou uma commodity”, afirma CEO da Letex Digital
Em entrevista ao Metrópoles, Luan Leles fala sobre desafios e estratégias na área de marketing, além dos planos para a empresa em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
As constantes evoluções tecnológicas, que deram um boom durante os quase dois anos de pandemia, impactaram e muito a forma de trabalhar das empresas. De um lado, criou-se inúmeras possibilidades de alcançar os clientes. Do outro, houve um crescimento de profissionais de comunicação para atender essa demanda. Por isso, em um mercado tão competitivo, a criatividade é um dos principais diferenciais para se destacar.
“Nós criamos conceitos que nenhum concorrente criou, de forma única e baseada nos desejos dos clientes, sempre focados em gerar vendas e posicionar a marca como líder de mercado, em qualquer nicho, em qualquer momento”, assim Luan Leles define o trabalho da Letex Digital.
Em busca de oferecer conceitos mais modernos e tecnológicos para as empresas se posicionarem melhor, a Letex Digital foi lançada em 2016 e, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, os sócios Luan Leles, Josemir Martins e Macgvever Rocha têm no portfólio 387 clientes.
Para entender mais sobre a criação e o crescimento da Letex, além de abordar outros temas referentes à área de marketing, o Metrópoles bateu um papo com Luan Leles, CEO da empresa. Confira a entrevista na íntegra:
Qual o diferencial da Letex Digital?
Unir os dados comportamentais do consumidor com a criatividade, criando nosso conceito de Performance Criativa. Basicamente, nós criamos conceitos que nenhum concorrente criou, de forma única e baseada nos desejos dos clientes, sempre focados em gerar vendas e posicionar a marca como líder de mercado, em qualquer nicho, em qualquer momento. O Marketing de Performance Criativa não é somente digital, nós acreditamos no conceito 360º. Todo tipo de marketing, quando alinhado aos desejos e aos dados é extremamente efetivo, então nós criamos campanhas multicanais. Acreditamos sim no outdoor, nos painéis digitais e ações de guerrilha, desde que alinhados ao universo digital e com diferenciais competitivos.
Como funciona a atuação da Letex Digital?
Buscamos estar sempre um passo à frente. Acreditamos que toda e qualquer empresa pode melhorar suas vendas, marca e posicionamento com etapas bem definidas e muita vontade de crescer. Nossa atuação está sempre ligada em trazer os conceitos mais modernos e tecnológicos para as empresas e aplicar essas mudanças, vindas diretamente dos locais mais modernos do planeta, como o Vale do Silício e Israel.
Quais foram os principais desafios enfrentados até agora desde a criação da empresa?
O desafio é viver na Letex aquilo que acreditamos como filosofia e vendemos para o nosso cliente: a criatividade para gerar negócios. O marketing digital virou uma commodity, em cada esquina uma agência diz ter um pacote de serviços que são embalados como uma fábrica de produtos pré-moldados. Conseguir entrar em um mercado onde todos falam a mesma língua é extremamente desafiador. Por isso, investimos tempo e criatividade para mostrar o nosso conceito nas nossas campanhas. Foi assim, por exemplo, que o Metrópoles conheceu a Letex.
Como a pandemia afetou os planos da Letex?
Esse período nos impactou tanto positivamente quanto negativamente. Por um lado, pudemos ajudar muitos negócios a reinventar-se e criar outras formas de atender os clientes, proporcionando crescimento em tempos de crise. Por outro lado, tivemos perdas de grandes clientes, o que nos deixou em uma situação complicada, como várias outras empresas. Nesse momento, fomos atrás de apoio, onde encontrei meus atuais dois sócios, que eram empreendedores em série e que tinham o mesmo desejo e posicionamento que eu de mudar o mundo da melhor forma possível, fazendo o que amamos. Então esses sócios investidores entraram e pudemos voltar a crescer e ultrapassar o momento mais difícil e impactante de todos.
Como se reinventar frente a uma situação difícil, como a pandemia?
Acreditamos que se reinventar é a arte de pensar formas diferentes de fazer o que já existe. Diariamente, lidamos com negócios que buscam novas formas de fazer melhor o que já fazem e geralmente a resposta está sempre na simplicidade das informações distribuídas com mais qualidade e com foco no sentimento das pessoas. Em resumo, acreditamos que precisamos sonhar, mas realizar é muito mais importante do que podemos imaginar. A internet já é uma realidade, então estar fora dela é estar fora do futuro para qualquer empresa. Minha dica para quem ainda não está on-line seria: corra, o cliente está on-line o tempo todo e você está perdendo para o concorrente que está na internet.
Quais foram os trabalhos mais marcantes que vocês já fizeram?
Chegamos a criar operações que foram líderes no mercado nacional, impactando milhões de pessoas. Mas eu tenho muito orgulho de um projeto específico que não era de grandes proporções financeiras, mas que enche nossa alma de orgulho, que é o Festcine, um festival de cinema estudantil, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Fizemos toda a comunicação on-line do evento em 2021, o que foi lindo e muito satisfatório, porque esse festival mudou a vida desses estudantes, criando empregos, sonhos e um futuro muito maior para eles.
Quais são os planos da agência para 2022?
Até dezembro, vamos abrir filiais em São Paulo e nos Estados Unidos. Nossas metas são ousadas para este ano, principalmente em relação a nossos clientes, que tratamos como prioridade total. Então, além de aumentar nossa base, buscamos nos conectar com os melhores parceiros para desenvolver novas soluções.