O futuro do marketing digital: Insights sobre IA e automação
Rodrigo Roccasecca, COO da agência bauc., mostra a importância da relação entre criatividade e tecnologia
atualizado
Compartilhar notícia
Todo ano debatemos muito sobre como e quais serão os próximos ciclos do marketing digital, sejam tendências ou evolução de processo já funcionais, e se tem algo que estamos vendo ganhar cada vez mais espaço em todos os locais são: a inteligência artificial (IA) e a automação.
E assim começamos a vislumbrar um horizonte promissor, repleto de novidades e tendências que prometem revolucionar a forma como as marcas se conectam e envolvem os consumidores. Abaixo trago alguns insights dentro desses dois temas que podemos ficar atentos,, desvendando como essas tecnologias estão redesenhando as estratégias de marketing e preparando o terreno para o futuro.
Hiperpersonalização alimentada por IA
A personalização sempre foi uma meta almejada por toda marca e seus departamentos de marketing, com o avanço da IA elevou essa busca a um patamar totalmente novo e cada vez mais palpável. Estamos no momento da ascensão da hiperpersonalização, onde a inteligência artificial analisa milhões de dados em tempo real para propiciar experiências altamente individualizadas.
Desde o conteúdo que será utilizado nas campanhas até a segmentação de anúncios, a IA é a “mente” por trás de cada decisão. Com um machine learning totalmente coordenado a interpretar e dissecar os gostos, interesses e comportamentos dos consumidores com uma precisão impressionante, permitindo que as marcas criem mensagens que ressoam profundamente.
A Netflix, por exemplo, utiliza IA para recomendar conteúdo com base no histórico de visualização de cada usuário, criando uma experiência de usuário envolvente e personalizada. À medida que a IA continua a evoluir, a hiper-personalização se tornará uma norma, chegando ao ponto dos consumidores acharem ruins marcas que não fornecerem algo tão “particular”
Automatização inteligente da jornada do cliente
A jornada do cliente muitas vezes é uma dança complexa de interações e pontos de contato. Nesse ponto, a automação inteligente surge como um parceiro confiável, garantindo que cada etapa seja mais prática e coesa.
Chatbots aprimorados por IA estão mais sofisticados, oferecendo suporte ao cliente 24/7, e respondendo a perguntas de maneira quase humana. Além disso, a automação está remodelando o marketing de relacionamento, com sequências automatizadas de e-mails e mensagens que nutrem leads e transformam visitantes em clientes leais.
A Coca-Cola, por exemplo, implementou chatbots de IA para fornecer respostas instantâneas aos consumidores e coletar feedback em tempo real. À medida que a automação inteligente aprimora a eficiência e a qualidade das interações, as marcas estão posicionando-se para oferecer experiências excepcionais e sem atritos, ganhando a lealdade dos consumidores.
Previsão de tendências e análise de dados
Sempre escutei a frase, “dados são o novo petróleo”, e cada vez faz mais sentido pelo valor que eles têm e principalmente pelo processo de coleta, que é praticamente uma mineração, processo esse que está superando novos patamares de sofisticação, graças à IA.
A análise preditiva e a previsão de tendências são as estrelas do show, e assim, as marcas estão usando IA para analisar montanhas de dados e extrair insights que orientem a tomada de decisões estratégicas. Afinal, ser capaz de prever, com precisão, quais produtos serão mais populares nas próximas semanas ou antecipar as preferências de compra dos consumidores com base em seus comportamentos passados é uma game change na relação de consumo.
A Starbucks já está usando IA para prever a demanda por produtos em diferentes localidades, otimizando o estoque e evitando desperdícios. À medida que mais marcas adotam essa abordagem orientada por dados, a concorrência se torna mais inteligente e eficaz, impulsionando o sucesso no mercado.
Esse casamento de criatividade com tecnologia vai nos direcionando para um futuro em que as tecnologias transformadoras moldam a paisagem, mas é a capacidade das marcas de contar histórias envolventes, emocionar e ressoar com seus públicos que continuará a ser a peça principal de uma marca eficiente.
Ao adotar as novidades e tendências da IA e automação, as marcas têm a oportunidade de liberar um potencial imenso e assim o futuro do marketing digital segue uma sinfonia perfeita entre a criatividade humana e o poder inovador da tecnologia, e aqueles que souberem harmonizar esses elementos serão os líderes da próxima era do marketing.
Rodrigo Roccasecca Sampaio é sócio/COO da agência bauc.