metropoles.com

O futuro do marketing a partir do uso de NFTs

“As ações de publicidade apresentam maneiras democráticas de usar a tecnologia”, diz Gabriel Figueira, Head de marketing da Zappts

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
D3sign/ Getty Images
Foto coloria de mulher olhando o celular enquanto há pequenos balões imaginários próximo à tela - Metrópoles
1 de 1 Foto coloria de mulher olhando o celular enquanto há pequenos balões imaginários próximo à tela - Metrópoles - Foto: D3sign/ Getty Images

Considerada a palavra do ano em 2021 pelo Collins Dictionary, os NFTs (tokens não fungíveis) se tornaram tendência entre empresas, influenciadores e marcas no ano em que foram mais buscadas, segundo o Google Trends. Os NFTs são, em resumo, colecionáveis digitais, criados a partir da tecnologia blockchain que servem como identidade digital de um item único e exclusivo, que nenhuma outra pessoa pode ter com o mesmo token.

Mesmo com o retrocesso no valor do mercado de criptomoedas e a queda de quase 90% nas negociações de NFTs no OpenSea (principal plataforma de negociação de tokens não fungíveis), a procura de investidores, celebridades e influenciadores pela tecnologia continua.

Sendo uma tecnologia nova, os NFTs têm capacidade de ganhar funções diárias na rotina em sociedade, como durante uma compra de ingressos de shows e filmes, acessórios de moda, plataformas de comunidades e identidades digitais, para citar apenas alguns exemplos do potencial que os NFTs possuem para os próximos anos.

Ações com NFTs reforçam posicionamento digital de marcas

Pensando em reforçar o posicionamento digital, empresas também têm apostado cada vez mais em ações que incluam os NFTs. Recentemente, o Rock in Rio distribuiu pulseiras digitais em formato de tokens para os participantes do festival, como forma de celebrar a edição de 2022.

Além disso, o Grammy, tradicional prêmio de música latino-americana, concedeu de forma gratuita NFTs criados pelo muralista mexicano Juan “Quetzal” Fuerte, aos fãs que acessaram a plataforma do evento.

Estes dois exemplos servem para evidenciar que as possibilidades de criação de ações de marketing que envolvam os NFTs são inúmeras. Estar inserido neste mundo é estar diretamente conectado às tendências tecnológicas, que também incluem outras ferramentas importantes para o direcionamento dos consumidores, como o uso de Big Data e da Inteligência Artificial.

Se de início os NFTs pareciam se restringir à grandes corporações e pessoas com alto poder aquisitivo, as recentes ações mostram que seu uso pode ser democratizado por empresas, com a finalidade de se aproximar do consumidor e fazê-lo sentir-se importante, como um integrante único de uma comunidade, ecossistema criado pelas marcas.

O futuro dos NFTs está nas ações de marketing, nos videogames, filmes, músicas, arte e outros diversos setores do entretenimento e cultura. Muitos podem entender que o “hype” pela tecnologia está acabando, mas o que realmente podemos ver atualmente é o amadurecimento das formas de uso. Em breve, os NFTs poderão impulsionar causas sociais e o desenvolvimento de diversas áreas, sendo agentes ativos de transformação da sociedade.

Gabriel Figueira é Head de marketing da Zappts. É formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM, Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC e pós-graduado em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?