metropoles.com

O diferencial do marketing de influência e seu crescimento

“Buscando maior notoriedade, influenciadores devem investir em seus nomes como marca para 2023”, aponta Lucas Continentino, da Curta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carol Yepes/Getty Images
Na imagem há uma mulher gravando vídeo - Metrópoles
1 de 1 Na imagem há uma mulher gravando vídeo - Metrópoles - Foto: Carol Yepes/Getty Images

Diferente do marketing digital, onde se utiliza de plataformas e outras ferramentas on-line para realizar a divulgação de um produto geralmente por posts escritos, o marketing de influência se baseia em utilizar influenciadores e outras personas de diversas plataformas, como Instagram, Youtube, TikTok ou Facebook para realizar a divulgação de produtos ou serviços.

Segundo pesquisas, cerca de 40% dos brasileiros que compram pela internet, buscam a opinião de algum influenciador para ter certeza da qualidade daquilo que está sendo comprado. A abordagem que o influenciador possui para seus seguidores varia, pois eles conhecem seu público e sabem qual a melhor maneira de atingi-los.

Aqui na Curta, temos como plano de carreira, o objetivo de lançar o influenciador como marca, revolucionando este ramo e trazendo maior visibilidade para seus influenciadores, garantindo assim, um catálogo vasto para parcerias e publicações, além de produtos únicos e exclusivos.

O crescimento do marketing de influência

Conseguimos observar um crescimento exponencial do marketing de influência no Brasil, mercado que desde 2016 vem crescendo exponencialmente, totalizando 700% no período em questão. De acordo com dados da Influencer Marketing Hub, o investimento, de maneira global, em marketing de influência cresceu de US$1,7 bilhão para US$13,8 bilhões entre 2016 e 2021.

Para se ter um parâmetro melhor do Brasil, a Nielsen realizou uma pesquisa demonstrando que nosso país é um dos líderes no mercado de influência, possuindo cerca 10,5 milhões de influenciadores no Instagram, cada perfil com no mínimo mil seguidores. Entre 2021 e abril deste ano, a empresa revelou que o Brasil perde apenas para os Estados Unidos em outras plataformas como TikTok e Youtube.

Esses números demonstram o crescimento deste ramo do mercado não apenas no Brasil, mas também no mundo, movimentando cada vez mais o marketing e demonstrando a força que os influenciadores vêm conseguindo dia após dia.

O que se espera dos influenciadores para 2023?

O mercado de influência vem ganhando chão de maneira  acelerada e, assim como propõe a Curta, os influenciadores devem se atentar e começar também a investir em sua visibilidade e em produtos exclusivos, tornando seus nomes uma marca. O Skorpion Gamer, por exemplo, foi o primeiro influenciador a ter um stand individual na BGS, a Brasil Game Show, maior feira brasileira de games e tecnologia.

Do ponto de vista dos influenciadores, é importante sempre buscar maneiras distintas de monetizar seus conteúdos, não abrindo mão das publicidades e parcerias, mas lançando produtos licenciados e livros serão um diferencial para a carreira, fortalecendo assim, a carreira de influenciador.

Colaborações com outros influenciadores também é um ponto importante de se ressaltar. Sozinho, um influenciador pode possuir milhões de seguidores, mas juntos, esses números podem alcançar bilhões. Em 2022, um grupo de influenciadores da Curta lançou o Canal da Curta, pensando justamente nesta força coletiva. Em pouco tempo, essa colaboração atraiu cerca de 130 mil inscritos.

Para o ano de 2023, espera-se que os influenciadores efetivem-se como marca, cada um desenvolvendo seu guia e criando seus próprios produtos. Não apenas isso, mas é ideal que as marcas busquem parcerias a longo prazo, e não apenas ações pontuais.

Na foto, Lucas Continentino, cofundador do Hub de influenciadores Curta, está sorrindo - Metrópoles Lucas Continentino é cofundador do Hub de influenciadores Curta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?