metropoles.com

O comportamento das redes sociais: a influência do conteúdo imediato

COO da agência bauc., Rodrigo Roccasecca afirma que é preciso adotar uma abordagem flexível com as plataformas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tim Robberts/Getty Images
redes sociais – Metrópoles
1 de 1 redes sociais – Metrópoles - Foto: Tim Robberts/Getty Images

Falar do mercado digital, principalmente sobre redes sociais, sempre é um assunto que gera bastante debate por podermos abordar diversas linhas e que está sempre em constante evolução. Acabamos adotando os termos das plataformas e fazendo uso no dia a dia, como por exemplo, a “tiktokização” dos conteúdos que vão para toda e qualquer plataforma e é dele que vou puxar essa linha de impacto nas demais redes.

Muitas pessoas e empresas se perguntam como essas redes sociais interagem umas com as outras. Com o seu formato de vídeos curtos e divertidos, a plataforma do TikTok atraiu uma grande base de usuários, especialmente entre os jovens.

Isso não passou despercebido pelo Instagram — do grupo Meta, dona do Facebook e Instagram, de Mark Zuckerberg —, que rapidamente adotou recursos semelhantes ao TikTok em sua plataforma, como o Reels, que ainda é extremamente privilegiado na entrega orgânica para os seguidores.

Vimos essas transformações até mesmo na holding Alphabet, proprietária do YouTube, que criou os Shorts, que são cortes ou takes de vídeos maiores para prender o usuário enquanto ele está fazendo o scroll.

Essas mudanças refletem a competição acirrada entre os players em sua batalha pela audiência e tempo de tela, o que mostra como o lançamento de uma nova plataforma pode afetar outras já estabelecidas.

Esse é um dos exemplos de mudança de comportamento quando uma nova rede social é lançada. Geralmente há uma mudança nas tendências de ações pelos usuários e do mercado em geral, como o dilema da indústria da música que hoje pensa em refrões ou coreografias que caibam em 15 segundos, e assim ampliem o range e “viralizem” para o máximo de audiência possível. Isso ocorre enquanto diversos artistas querem permanecer em seu propósito e estilo, como é o caso da cantora Adele, que já se posicionou publicamente sobre o tema.

Ainda é difícil prever como as redes sociais vão se comportar no futuro com o lançamento de novas plataformas. No entanto, uma coisa é certa: as empresas que desejam se destacar no mercado precisam estar atentas a essas mudanças e adotar uma abordagem flexível em sua estratégia de marketing. Além disso, as empresas que conseguirem se adaptar rapidamente às novas tendências poderão ganhar uma vantagem competitiva no mercado.

Para os profissionais de marketing é sempre importante acompanhar toda a evolução com foco no funcionamento dos algoritmos. Afinal, temos que destacar os conteúdos em meio a todos os outros assuntos das redes e não apenas contra nossos concorrentes. Porque, no fim, sempre falamos para pessoas e elas que garantirão a performance do seu conteúdo.

Rodrigo Roccasecca Sampaio é sócio/COO da agência bauc.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?