metropoles.com

Novo CMO da Watch Brasil pretende consolidar o branding da empresa

André Santini acumula duas décadas de experiência em marketing e comunicação, além de já ter atuado em grandes empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
André Santini
1 de 1 André Santini - Foto: Divulgação

André Santini acaba de assumir como o novo CMO da Watch Brasil, hub de conteúdo multimídia para provedores de Internet. 

O executivo traz no currículo mais de duas décadas de experiência em Marketing e Comunicação, além de acumular passagens pelas indústrias de agronegócios, bebidas, automotivo e telecom. 

Entre os desafios do novo CMO estão os de consolidar o branding da empresa. Dessa forma, para saber mais sobre os próximos passos, o Metrópoles entrevistou o executivo. Confira a entrevista na íntegra:

Como pretende consolidar o branding na Watch Brasil?

A Watch Brasil já tem um trabalho de marca bem aplicado nesses quatro anos de mercado. É uma empresa jovem e com um alto grau de maturidade, pois é considerada pelo próprio mercado como um dos melhores hubs de streamings do Brasil. Conta com forte presença em todo território nacional, atendendo centenas de ISPs (provedores regionais de Internet), oferecendo um diferencial competitivo para o negócio desses clientes.

O trabalho que iniciamos agora faz parte desse posicionamento já construído. Vamos ampliar o conhecimento e consideração sobre a marca, além do cliente B2B (ISPs) dialogando também com outros stakeholders ampliando o círculo de influências, além do próprio consumidor final, na condição de prospect. É importante que ele conheça nossos atributos e procure um provedor que contenha nossas soluções. Assim garantimos que toda cadeia de valor seja impactada.

Quais serão os principais desafios no novo cargo?

Avançar na eficiência da comunicação com os provedores, mostrando o quanto nossas soluções podem tirá-los de uma provável comoditização do negócio. Uma Internet com qualidade sempre será importante, mas o mercado já sinaliza que isso está se tornando uma commodity. Nos grandes centros já é, e olhando para o interior do país será em breve. 

Hoje, os preceitos da transformação digital chegam em todos os lugares e isso é muito bom para a democratização no consumo de conteúdo. Conteúdo é um valor agregado importante para se somar ao serviço. E é preciso mostrar isso ao empresário que tem um drive forte na tecnologia, mas precisa olhar também para a experiência de consumo. E nós podemos ajudá-lo nisso.

Além disso, temos que sensibilizar o usuário final para ele ‘pedir’ nosso produto. Nossa plataforma hoje é muito diferenciada e estamos lançando uma nova versão muito em breve que não deixa a desejar em nada às plataformas existentes. Ao contrário, embarcamos soluções com fornecedores globais de tecnologia, trazendo o que há de mais contemporâneo em UX (Experiência do Usuário). O desafio está em planejar e conduzir, com o apoio de todos os times da empresa, esse diálogo com o mercado.

Quais serão as principais reestruturações na área de marketing que pretende fazer?

Não diria reestruturação. A equipe é excelente, os clientes internos são extremamente profissionais e com foco no negócio. O papel inicial é de pura mediação e ordenação no foco.

Vamos unir duas frentes no Marketing com Portfólio e Comunicação. Isso é importante para levar todos os atributos que comentei até agora numa mesma frente estratégica. Estamos trabalhando na fase de construção de uma campanha cujo objetivo é nortear toda essa estratégia de posicionamento ao mercado. Mas em termos de gente e processos, já está tudo dentro de casa. Entrei para somar apenas.

Como irá diversificar o Hub de Conteúdo da empresa?

Temos uma área específica de Produto/UX aqui, integrada à área de Tecnologia. Essas pessoas estão antenadas em tudo que há de mais contemporâneo no mercado global, focado em diferenciais para nossa plataforma. Nossa área de Conteúdo está constantemente discutindo com programadoras/estúdios, soluções para tornar nosso portfólio um serviço cada dia melhor, sempre tendo em mente a rentabilidade para as ISPs e a experiência positiva do cliente final. As equipes trabalham para que os conteúdos que entregamos tenham empatia com as mais variadas características de usuários: famílias que procuram entretenimento diversificado, o usuário que prefere esportes, séries, ou opinião por meio de conteúdos jornalísticos e documentários. Enfim, um portfólio de soluções que assegure a vários clusters uma experiência de uso diferenciada. Isso é ser um hub de conteúdo inteligente. A diversificação vem dessa multidisciplinaridade dentro de casa. E a comunicação entra para deixar tudo isso claro para os clientes B2B e B2C.

Quais foram os principais trabalhos na área de marketing que marcaram sua carreira?

Tive a oportunidade de participar de projetos e desafios bem bacanas em setores que gosto muito: Consumo/Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom na cadeira de executivo de Marketing. Mas também empreendi e fui sócio em agências de comunicação, sempre no papel de planejamento/desenvolvimento. Atendi setores de varejo como Supermercados, Higiene e Limpeza; além de indústria do agro, moveleira e automobilística. Penso que esse olhar ampliado de cliente e agência é o que mais tem marcado essa trajetória. E todo trabalho é desafiador, basta a gente encarar tudo com uma inquietude construtiva.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?