Nova diretora de Marketing da Stoque vai focar na construção da marca
No novo cargo, Amanda Furtado será responsável por coordenar ações, incluindo o fortalecimento do Employer Branding
atualizado
Compartilhar notícia
Formada em Negócios Internacionais, Amanda Furtado é a nova diretora de Marketing e Cultura Organizacional da Stoque, empresa de soluções de automação digital para processos e documentos.
Com especialização em Gestão com ênfase em Marketing, a executiva, que está na companhia desde 2019, trabalhou na associação Amcham-Brasil e EY (Ernst Young), onde foi responsável pelo atendimento e manutenção de uma carteira de clientes, planejamento e realização de missões internacionais com foco em negócios e benchmarking, entre outras atribuições.
No novo cargo na Stoque, a executiva terá a missão de liderar ações voltadas para o engajamento das equipes e fortalecimento da cultura, além de melhorar a performance da marca e operações de vendas. Confira a entrevista na íntegra com a executiva:
Quais serão suas principais atribuições na Stoque?
Dentro dessa nova diretoria temos áreas que estão interligadas como Marketing, Gente, Cultura e o Sales Ops. No Marketing, a prioridade é coordenar ações com foco na construção e gestão de marca, incluindo o fortalecimento do Employer Branding e em aumentarmos a nossa capacidade de geração de demanda por meio de iniciativas de Marketing Digital.
Em Gente e Cultura, temos as estruturas de Recursos Humanos, Saúde, Segurança e Facilities. O foco está na consolidação de iniciativas voltadas a oferecer experiência aos nossos colaboradores para o engajamento das equipes, desenvolvimento das pessoas e fortalecimento da cultura. A nossa nova sede, inaugurada recentemente, traduz um pouco do desejo de oferecer um melhor ambiente de trabalho aos nossos times.
Nessa diretoria também está a estrutura de Sales Ops, responsável pelo apoio aos times comerciais, acompanhamento da performance de vendas e resultados, precificação de projetos e gestão de contas. O papel da área é apoiar as Diretorias Comerciais para ganharmos mais eficiência no processo de vendas e gestão de contas, com base em dados e indicadores.
Como pretende impulsionar o crescimento de negócios na empresa?
Nos últimos anos, a Stoque evoluiu muito enquanto negócio. Nosso propósito desde a entrada do fundo Kinase Investments, em 2019, é promover a transformação e crescimento sustentável desse negócio de quase 20 anos por meio da tecnologia, de processos mais robustos e de crescimento em vendas. Conhecendo bem os nossos mercados de atuação e desafios, sabemos que só vamos conseguir levar a empresa para o próximo nível por meio das nossas pessoas, da força da marca e dos nossos clientes. Sem uma coisa e sem outra não vamos conseguir esse salto. Por isso, as áreas que eu assumo hoje estão muito conectadas e estarão no centro da estratégia de crescimento.
Quais serão as principais estratégias de Marketing a serem implantadas na Stoque a partir de agora?
Em março deste ano, concluímos uma importante etapa da estratégia de Marketing, que foi o rebranding da Stoque e o reposicionamento de mercado da companhia. De lá para cá, nossos esforços estão focados em garantir uma geração de demanda sustentável para o negócio e a construção de uma marca forte com todos os nossos targets, em especial o mercado financeiro, onde está a principal frente de atuação da Stoque. O Marketing Digital ganha cada vez mais força nessa estratégia.
Pretende fazer alguma reestruturação interna na empresa? Qual?
A criação da nova diretoria veio para que pudéssemos endereçar as nossas prioridades e desafios com ainda mais foco e efetividade. Junto dessa mudança, outras áreas foram criadas e/ou integradas. Nós acreditamos que esses movimentos são importantes para que possamos responder com velocidade às mudanças do cenário em que estamos inseridos, além de abrirmos oportunidades para o desenvolvimento dos nossos talentos.
Como pretende acelerar o crescimento da marca?
Por meio de algumas estratégias como Relações Públicas, Account-Based Marketing, Marketing de Conteúdo, Employer Branding, Mídia Paga, dentre outras frentes lideradas pelo time de Marketing. Estamos trabalhando fortemente para reforçar ao mercado toda a nossa experiência e capacidade de entrega em projetos de automação e plataformas digitais, com grande foco no mercado financeiro, onde já atuamos fortemente com soluções de BPO digital e automação das esteiras de crédito.
O meu desafio como diretora de Marketing é levar essa mensagem de forma consistente aos nossos principais stakeholders, usando a nosso favor toda a solidez da companhia para nos posicionar como uma marca forte no mercado de automação digital full service.
A senhora foi responsável por reformular o departamento de Marketing da Stoque com a visão voltada para o negócio e não apenas ao produto. Quais foram as estratégias utilizadas para essa atividade?
Começamos por entender qual é o momento do negócio, quais são os objetivos estratégicos para os próximos anos e o que poderíamos fazer como marca. Em seguida, formamos uma equipe multidisciplinar, com squads dedicados às iniciativas de branding, comunicação corporativa e geração de demanda, garantindo o que chamamos de run the business (executar o negócio), ou seja, a geração de leads e entrega de oportunidades ao time de vendas, junto ao build the business (construir o negócio), com foco no ganho de autoridade de marca e fortalecimento do nosso posicionamento nos mercados de atuação.
Quais foram os trabalhos que marcaram sua trajetória?
Quando entrei na Stoque, em 2019, assumi o desafio de melhorar os nossos processos comerciais e de vendas das duas unidades de negócio da empresa: impressão digital e automação. Trabalhamos também na reestruturação da área de Inside Sales, responsável pelas vendas e atendimento da nossa plataforma Ábaris, uma solução SaaS de gestão de conteúdo (ECM) e automação de fluxos (BPM). Conseguimos formar uma boa equipe, trabalhamos na integração com o Marketing (Vendarketing) e potencializamos a nossa máquina de vendas e a operação como um todo, entregando um crescimento relevante na base de clientes do Ábaris.
A criação de um departamento de Marketing voltado ao negócio, e não apenas de produto, também foi muito importante. E, mais recentemente, o nosso rebranding, que está dentro de um projeto muito mais amplo de reposicionamento, de como comunicamos ao mercado o que a Stoque oferece e quais serão nossos próximos passos.
As minhas experiências prévias à Stoque, nas áreas de vendas, desenvolvimento de negócios, gestão de contas, elaboração de estratégias comerciais e de go to market e condução de oportunidades comerciais grandes e de alta complexidade, me trouxeram uma bagagem significativa e que tem contribuído muito nessa jornada atual.