metropoles.com

No novo modelo de trabalho, ferramentas de comunicação ganham força

Além do trabalho das HRTechs nesse processo, oferecendo soluções otimizadas para engajar colaboradores, a gestão precisa ter um plano claro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
equipe
1 de 1 equipe - Foto: Unsplash

Após mais de um ano vivendo entre as adaptações provocadas pela pandemia, muitas empresas ainda reavaliam qual formato de trabalho adotarão a partir de agora. Apesar de algumas pessoas sentirem falta do ambiente corporativo, isso não é uma unanimidade.

Uma pesquisa promovida pelo LinkedIn em maio, com 2 mil pessoas, mostrou que 86% dos profissionais gostariam de continuar com o trabalho remoto após a pandemia. Além disso, de acordo com o levantamento de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, conduzido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 94% das firmas também aprovam o home office.

Neste cenário, diversas HRtechs têm buscado oferecer soluções tanto para o modelo remoto quanto para a volta gradual aos escritórios em modelo híbrido. As startups entregam desde um sistema de admissão on-line e ponto eletrônico até gamificação para avaliação de desempenho e demissão humanizada. O mais importante, porém, é que a comunicação seja alinhada. “O momento pede adaptação e resiliência emocional, que seja transparente e alinhe esses pontos. Assim seu time de liderança, RH e colaboradores terão longevidade e sucesso”, comenta Ricardo Nacarato, gerente de Marketing da Pontomais.

Outro ponto fundamental, que tem sido debatido por empresas especialistas em recursos humanos, é repensar a cultura organizacional tendo o colaborador como protagonista ativo principal. Segundo Daniel Alves, fundador da Colorkrew no Brasil, este é o momento de oferecer soluções que promovam maior alinhamento e engajamento entre as equipes, usando a chamada metodologia ágil.

Pesquisas reforçam o papel fundamental da comunicação nesse processo. Dados da Towers Watson apontam que empresas que contam com comunicação interna efetiva têm mais de 47% de retorno aos acionistas.

Já a pesquisa “PMI’s Pulse of the Profession In-Depth: The Essential Role of Communications”, da Project Management Institute, mostra que mais de 54% dos projetos são bem-sucedidos devido à comunicação eficiente. Além disso, a Dynamic Signal revela, com o estudo “State of employee communication and engagement“, que 90% dos funcionários acreditam que a boa comunicação é a chave para um clima positivo.

Na prática

Com foco em comunicação interna, a Progic ajuda organizações a reforçarem a cultura e aumentar o sentimento de pertencimento da equipe. Uma das ferramentas é a TV corporativa. A empresa, inclusive, teve um crescimento de 25% na pandemia.

“O primeiro passo é ter um plano claro, ter a estratégia de retomada documentada. Se não houver clareza, é necessário muita cautela antes de acionar canais de comunicação para se posicionar”, defende Rodrigo Cabral, sócio e diretor comercial da Progic.

O especialista explica que, depois que esse plano está estruturado, é preciso pensar em como conversar e impactar a audiência nas empresas. “Um desses canais é a TV corporativa. Por apresentar conteúdo com ciclos de repetição é ideal para reforço de mensagens. No cenário de retomada, uma forma de se utilizar o veículo, por exemplo, é para fortalecer as regras essenciais da política de retomada da empresa, como a higienização, uso de máscaras, frequência de troca etc.”, argumenta.

Atualmente, o grupo atende mais de 500 organizações parceiras, sendo 150 de grande porte, como IBM, Alelo, P&G, Renault, Bradesco, Marfrig e TV Record. E alcançando aproximadamente 550 mil pessoas em todo o país, com mais de 5 mil telas em operação.

“Felizmente, temos hoje muitas possibilidades de como comunicar. O ideal é entender a estratégia e o público para então pensar nas ferramentas e canais mais assertivos”, sugere Cabral. “A Progic, por exemplo, alia metodologia e criatividade na entrega de suas soluções, sempre com foco em alto resultado e baixo custo”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?