Moment marketing: sua marca a um push de distância
Em tempos cada vez mais digitais, é preciso utilizar novas estratégias capazes de qualificar a experiência do consumidor, diz Roberto Ribas
atualizado
Compartilhar notícia
Você está assistindo a Grêmio x Santos, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Imediatamente após o gol do tricolor João Pedro, chegam notificações push no celular dos torcedores que têm um aplicativo de delivery: “Que tal comemorar esse golaço com uma cerveja da marca X? Peça agora!”.
Ou, então, você mora em uma metrópole e costuma andar a pé ou de bicicleta no trajeto entre a casa e o trabalho. Final do expediente e começa a chover. No celular, outra notificação push, agora de um aplicativo de transporte particular: “Chegue rápido em casa e sem se molhar! Chame agora um carro”.
Exemplos hipotéticos, mas que ilustram as infinitas possibilidades do moment marketing. É uma estratégia que permite conectar o cliente de forma imediata e segmentada, oferecendo oportunidades de consumo para aquele momento específico — seja um produto, serviço ou venda futura.
Nos dois exemplos, um serviço de delivery pode aproveitar a oportunidade de um gol para uma oferta especial de cerveja — produto que tem picos de consumo justamente em dias de partidas de futebol. Já um app de carros particulares atenderia à necessidade do consumidor em se deslocar em meio à chuva, evitando transtornos.
E muito mais pode ser oferecido, a partir da imensidão de dados disponíveis atualmente. Temos, por um lado, o monitoramento dos eventos do dia a dia, como esportes, noticiário, condição do trânsito, previsão do tempo, o final de uma série ou um assunto bombando nas redes sociais. De outro, as informações obtidas pelos próprios serviços, como geolocalização, gênero, idade, preferências e muito mais, o que permite ampla segmentação do consumidor por meio de machine learning e inteligência artificial.
Para as marcas, é uma oportunidade a mais para ampliar seus pontos de contato com os consumidores, respondendo às expectativas do público e, também, potencializando os objetivos do negócio. O moment marketing, nesse sentido, é um grande passo para as empresas amadurecidas em sua transformação digital.
O conceito atende à centralidade no cliente, gerando experiências omnichannel e pertinentes para todos os públicos de interesse do negócio. Também responde aos desafios do aprendizado orientado por dados e da oferta responsiva das marcas com seus stakeholders, sendo relevante às necessidades e expectativas das pessoas.
As oportunidades são muitas — mas é, claro, qualquer iniciativa nesse sentido deve levar em conta o propósito e essência da marca. Precisa fazer sentido dentro de uma estratégia clara, adequada e bem orquestrada, capaz de fortalecer esses novos pontos de contato com o consumidor de forma perene. Importante, também, que o negócio tenha sempre em vista o respeito à privacidade e às legislações sobre dados, para que esse processo seja seguro para clientes e empresas.
Em tempos cada vez mais digitais e de rápida transformação, é preciso estar atento e aberto para inovar, utilizando-se de novas estratégias capazes de qualificar a experiência do consumidor e tornar sua marca ainda mais relevante.
O moment marketing pode colocar seu negócio a um push de distância do cliente, para algo que ele precisava naquele momento, mas não sabia. Que tal avançar nesse território?
Roberto Ribas é Chief Strategy Office (CSO) da Brivia.