Mensagens personalizadas na comunicação são a chave do sucesso
Adaptadas às necessidades e aos interesses dos leads, elas ajudam as empresas a aumentar as chances de êxito em processos comerciais
atualizado
Compartilhar notícia
Imersos neste mundo digital, estamos expostos a uma infinidade de informações e mensagens, e o resultado disso, do ponto de vista das empresas, é óbvio: chamar atenção dos consumidores e se destacar em meio à concorrência tornam-se missões (quase) impossíveis. Mas há uma luz no fim do túnel: a personalização.
A estratégia de marketing que adapta o conteúdo e o formato de uma mensagem para atender as necessidades e os interesses de um determinado público-alvo de uma empresa pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as chances de sucesso nos processos comerciais. Vamos entender isso.
A comunicação customizada pressupõe a criação de mensagens mais relevantes e interessantes para os clientes, inclusive os potenciais. Em outras palavras, ajuda as companhias a se conectarem de forma mais efetiva com seus leads. Nesse contexto, a segmentação de prospects é uma estratégia a ser considerada: a categorização com base em fatores como localização, interesses e comportamento faz toda a diferença para a produção e veiculação de conteúdos mais adequados para um determinado grupo de pessoas.
Mais: a personalização pode ajudar a empresa a construir relacionamentos mais fortes com seus consumidores uma vez que estabelece com eles uma conexão mais profunda. Ao se sentirem compreendidos e valorizados, eles estarão mais propensos a confiar naquela organização e a fechar negócios.
Em se tratando de como a personalização pode ser aplicada no mercado de comunicação, é possível destacar alguns exemplos. Uma agência de marketing pode enviar um e-mail personalizado para um lead que demonstra interesse em seus serviços de marketing digital. Esse e-mail pode incluir informações sobre os serviços específicos que a agência oferece e como eles podem auxiliar o potencial cliente a alcançar seus objetivos.
Já uma empresa de relações públicas pode criar um conteúdo personalizado para um cliente que está lançando um produto. Esse conteúdo pode incluir um artigo sobre o produto, um vídeo de apresentação e um press release.
Em contrapartida, uma empresa de publicidade pode usar o marketing de relacionamento para acompanhar o cliente após uma compra. Uma sugestão é enviar e-mails com dicas e informações sobre como aproveitar melhor o produto ou o serviço adquirido.
O fato é: a personalização constitui uma estratégia poderosa para as empresas alcançarem sucesso nos processos comerciais. Ao adaptar as mensagens às necessidades e aos interesses dos leads, elas podem se destacar da concorrência, construir relacionamentos mais fortes com seus públicos de interesse e – o que importa, ao final do dia – aumentar as vendas.
Juliano Dias é cofundador e CEO da Meetz, startup criada em 2020 e que oferece solução tecnológica de ponta a ponta para prospecção de clientes B2B.