Marketing digital não é a única inovação em comunicação
João Silva, da Aduela Ventures, afirma que além do e-mail marketing e mídias sociais, há outras formas de usar a tecnologia na comunicação
atualizado
Compartilhar notícia
A comunicação é um instrumento imprescindível quando falamos em marketing e visão de negócio. Sem uma boa estratégia nessa área, qualquer marca terá dificuldades. Nas últimas décadas, a tecnologia tem ampliado esse segmento, abrindo diversas portas. Durante a pandemia, a comunicação foi importante aliada das organizações, permitindo contornar alguns dos desafios impostos pela necessidade de isolamento social. Com isso, esse processo de digitalização da área se intensificou.
Pesquisas indicam que o mercado de publicidade vai continuar crescendo expressivamente nos próximos anos. A consultoria americana Grand View Research estima que o mercado global de publicidade deva atingir receita de USD 1,3 trilhão até 2025, com taxa de crescimento anual de cerca de 6%.
Quando olhamos para o Brasil, em especial, constatamos que o mercado publicitário atingiu um faturamento de R$ 54,8 bilhões em 2019. O dado é do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Mas ao contrário do que muitos pensam, o marketing digital não é a única inovação que está transformando esse mercado.
E-mail marketing e mídias sociais são ferramentas importantes, mas há muitas outras formas de utilizar a tecnologia a favor da comunicação. Embora o marketing digital tenha revolucionado a forma como as empresas conversam com seus clientes, há diversas outras tecnologias emergentes que estão alavancando o setor.
Realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, blockchain e internet das coisas (IoT) são alguns exemplos.
Além disso, existem as comunidades, que estão se tornando muito fortes, como o Creator Economy e as comunidades de Games e E-sports, que são massivas na internet. Nos últimos anos, o Brasil tem investido em digitalização, o que estimula o surgimento de startups e negócios de sucesso.
Em geral, um dos principais aspectos trazidos pela tecnologia é a questão da personalização em massa. As empresas estão buscando desenvolver uma comunicação mais personalizada e direcionada para cada consumidor, levando ao cliente experiências únicas. Recursos como inteligência artificial e big data têm ajudado a compreender o comportamento de compra e as preferências dos consumidores, para, assim, oferecer produtos e serviços específicos a cada um deles. A IA também pode contribuir amplamente para a criação e automação de conteúdo nas redes sociais, curadoria, redação de copies e textos.
Para sair do lugar comum e inovar, o empreendedor precisa estar sempre antenado às tendências de mercado e buscar inspiração em diferentes áreas. Também é importante investir em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções inteligentes, além de incentivar a criatividade e a experimentação dentro das organizações.
A comunicação é um segmento cheio de processos operacionais. Uma das principais dores é que esses processos acabam barrando o potencial criativo de grandes profissionais da área, muitas vezes. Ideias que surgirem com essa proposta de valor farão diferença.
João Silva é CEO da Aduela Ventures, corporate venture builder no segmento de comunicação e entretenimento no Brasil.