Marketing digital: importante ferramenta para a atração de talentos
Patricia Suzuki, diretora de Gente e Gestão da Catho, explica como a prática ajuda na captação e retenção de talentos
atualizado
Compartilhar notícia
Não é segredo para ninguém o quanto a internet vem revolucionando e mudando a forma como pessoas e empresas agem e se comunicam em seu dia a dia, junto disso, encontram-se diversos tipos de estratégias capazes de chamar a atenção de quem está ligado a determinados assuntos. Quando falamos sobre contratação e retenção de talentos, isso não é diferente.
Engana-se quem pensa que o marketing digital, utilizado na internet, deve ser direcionado apenas para lançamento de produtos ou campanhas. Pelo contrário, é preciso usar essas mesmas ferramentas para o fortalecimento de marca e a identificação com o público, principalmente com os candidatos, ou seja, aquelas pessoas que além de consumidoras, poderão futuramente trabalhar pela empresa.
Essas estratégias de aproximação e contato com os futuros empregados, transformando a empresa em um lugar desejado para se trabalhar, são conhecidas como employer branding. Mas aqui, tem um ponto de atenção que deve ser respeitado pelas empresas: o que é dito para fora deve ser falado e praticado para dentro.
Isso quer dizer que não adianta a empresa ter a melhor estratégia de marketing digital do mundo se a história que estiver contando não for verdadeira. Como por exemplo, dizer nas redes sociais que sou uma empresa diversa se eu não contrato mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ ou com deficiência.
Em pesquisa recente da Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, para entender as principais tendências de RH em 2023, foi possível perceber que as empresas estão olhando para alguns pontos principais em relação aos colaboradores. Sendo eles: segurança e bem-estar, programa de avaliação de desempenho, formação de líderes, cultura organizacional, têm uma lista de tendências prioritárias em relação a experiência do colaborador. Isso reflete a importância da preocupação das marcas com as pessoas que trabalham para elas.
A pesquisa também notou que para 60% dos recrutadores a retenção de talentos é um dos principais desafios. Por meio das estratégias do marketing digital é possível aumentar internamente a motivação dos colaboradores, seja por campanhas ou atividades. Motivação, engajamento e fidelização devem ser três palavras presentes na rotina de quem olha para os colaboradores. Está cada vez mais claro o quanto os talentos desejam estar sempre a par do crescimento e também das conquistas dentro das empresas.
O pertencimento é parte fundamental de uma boa relação, colaboradores que se sentem parte tendem a performar cada vez melhor, pois criam dentro de si um sentimento de orgulho em estar ajudando nas conquistas. É importante que o ambiente de trabalho faça com que as pessoas se sintam confortáveis. Afinal, grande parte do dia é dedicado ao trabalho.
Quando o colaborador está engajado com o propósito da empresa e feliz no ambiente de trabalho, esse senso de pertencer é manifestado para amigos e familiares, seja em conversas, posts nas redes sociais, blogs e outros. E essa é uma das melhores estratégias para potencializar o employer brand/marca empregadora.
Construir um ambiente no qual os talentos experimentam no dia a dia o valor das práticas de gestão da cia, modelo de trabalho e se sentem cuidados, são práticas de uma cultura saudável.
Patricia Suzuki é CHRO da Catho. Formada em Administração de Empresas, ela tem mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos, com atuação na Europa e América Latina.