Marketing de influência: 26 termos que todo profissional deve conhecer
A Ampli e o portal Metrópoles reuniram, em um glossário, os principais termos que envolvem o marketing de influência; confira
atualizado
Compartilhar notícia
O marketing de influência tem se estabelecido como uma poderosa estratégia para alcançar e engajar diferentes públicos de forma autêntica.
De acordo com uma pesquisa sobre a creators economy realizada pelo IAB Brasil e Offerwise, em junho de 2023, 79% dos brasileiros consomem algum conteúdo desenvolvido por criadores ou influenciadores digitais. O estudo indica também que 92% dos brasileiros conectados costumam aplicar frequentemente as dicas e os conselhos de influenciadores – e 65% dos internautas consomem diariamente conteúdos produzidos por eles.
Para auxiliar profissionais que desejam se aprofundar nessa área, que está em constante evolução, a Ampli, empresa de tecnologia de marketing de influência on-line, e o Metrópoles reuniram em um glossário os principais termos e conceitos do marketing de influência, fornecendo uma referência valiosa para pessoas da área.
“Com o crescimento exponencial das redes sociais e a influência dos criadores de conteúdo, o trabalho com creators tem se tornado uma parte essencial das estratégias de marketing de muitas marcas”, pontua Matheus Braga, country manager da Ampli no Brasil.
Confira o glossário:
Alcance: número de pessoas que visualizam o conteúdo publicado por um influenciador. O alcance pode ser medido por meio de impressões de posts ou visualizações de vídeos ou áudios.
Benchmarking: processo de comparação dos resultados de uma campanha de influencer marketing com os de outras empresas do mesmo setor. Esse processo também envolve incorporar os melhores desempenhos de outras empresas e aperfeiçoar métodos e táticas.
Custo por Ação (CPA): modelo de pagamento utilizado no marketing de influência, em que o anunciante paga ao influenciador por cada ação específica que o usuário realiza, como clicar em um link, inscrever-se em uma página ou realizar uma compra.
Divulgação: compartilhamento de um produto ou serviço por meio do conteúdo de um influenciador.
Engajamento: medida de comprometimento e interação da audiência com o conteúdo do influenciador, expresso como uma porcentagem do número de seguidores. Essas interações incluem cliques, comentários, curtidas etc.
Follower: seguidor de um influenciador nas redes sociais.
Guest blogging: estratégia de divulgação de conteúdo que consiste em estabelecer uma relação ganha-ganha entre dois blogs. O Guest Blogging é uma publicação de um autor convidado em blog de parceiros, geralmente do mesmo segmento de atuação, que visa aumentar o alcance e engajamento das publicações.
Hashtag: palavra ou frase precedida pelo símbolo “#”, que é usada para categorizar o conteúdo e facilitar sua descoberta. Quando um usuário utiliza o símbolo #, o conteúdo transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações com a mesma hashtag.
Impressão: o número de vezes que um conteúdo específico é exposto a um público. Uma impressão significa apenas que o conteúdo foi entregue ao feed de um usuário da rede social, sem levar em conta o engajamento.
Jornada do cliente: processo de acompanhamento da jornada do usuário desde que toma conhecimento de um produto ou serviço até se tornar um cliente.
Key Performance Indicator (KPI): indicador-chave de desempenho utilizado para medir e avaliar o sucesso de uma campanha de marketing de influência. Os KPIs são os valores quantitativos fundamentais que medem o desempenho de uma campanha e servem como base para metas.
Landing page: página web específica e projetada para converter visitantes em leads ou clientes. Também conhecidas como páginas de captura, normalmente possuem poucos elementos e são focadas em um call to action (CTA) principal.
Multicanal: estratégia de marketing que se concentra em alcançar clientes por meio de vários canais, como redes sociais, e-mail e publicidade on-line.
Nicho: é formado por um pequeno número de pessoas ou empresas que compartilham características, interesses e necessidades semelhantes.
Orgânico: refere-se ao alcance natural de uma publicação nas redes sociais, sem a necessidade de pagar por publicidade para alcançar as pessoas.
Pixel de rastreamento: código que é inserido em uma página web para rastrear e coletar informações sobre o comportamento do usuário.
Quota de mercado: refere-se à porcentagem de vendas de um determinado produto ou serviço em relação ao mercado global.
Retargeting: processo de mostrar anúncios personalizados aos usuários que interagiram anteriormente com um site ou uma marca, aumentando as chances de adquirirem um produto ou serviço.
Segmentação: processo de dividir a audiência em grupos menores e mais específicos para personalizar a mensagem e melhorar a eficácia da campanha.
Taxa de conversão: percentual de pessoas que tomam uma ação desejada, como fazer uma compra ou se inscrever em um site, após consumir o conteúdo de um influenciador.
UGS: User Generated Content é todo tipo de conteúdo gerado pelos usuários que aparece em campanhas de marketing.
Valoração: avaliação do valor de uma marca ou produto, muitas vezes realizada por influenciadores que podem ajudar a aumentar a percepção de valor dos consumidores. A valoração também pode se referir ao valor atribuído a um influenciador com base em seu número de seguidores, engajamento e outros fatores.
Word-of-mouth: o famoso boca a boca, processo de disseminação de informações sobre um produto ou serviço por meio de recomendações pessoais de clientes satisfeitos.
Xarope de conversão: uma técnica de marketing para estimular a ação do consumidor por meio de incentivos.
Youtuber: uma pessoa que cria e publica conteúdo de vídeo na plataforma YouTube.
Zoombie: referente às pessoas que não têm uma presença ativa nas redes sociais, mas que ainda assim consomem conteúdo por meio delas.