Marketing de Influência e a retomada econômica
“Influenciadores facilitam a comunicação com nichos e consistem em potentes porta-vozes”, diz Danilo Strano, da FKD Influencers
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia que assolou o Brasil e o mundo, nos últimos anos, refletiu diretamente na maneira de se comunicar do indivíduo. Muitos setores foram afetados e o cenário de crise econômica e pandemia mundial fez a economia retroceder em números nunca vistos. Desta forma, novos formatos de comunicação ganharam força mundialmente, com ênfase ao trabalho dos influenciadores digitais.
Nesse contexto, os influenciadores ganharam espaço com o trabalho desenvolvido para nichos específicos e se destacaram, ao se tornarem uma distração, um alívio, para população, com suas lives e conteúdo de entretenimento. Pode-se destacar, por exemplo, canais de baixa renda que começaram a conquistar views com dicas de Economia. Nesse sentido, a influenciadora com maior destaque foi Nathália Rodrigues, do “Nath Finanças”. Com mais de 1,4 milhões de seguidores somados em suas redes, a administradora ensinou milhares de pessoas sobre Educação Financeira.
O Caso de Nath Rodrigues é uma iniciativa que reforça a utilização de influenciadores para potencializar a comunicação com públicos nichados e vitalizar conteúdos sobre a retomada econômica. Uma outra ação que dialoga com nichos específicos é a campanha do Sebrae Nacional, chamada “Empreender Conecta”, que tem utilizado microinfluenciadores regionais para incentivar a criação de conteúdos que falem sobre empreendedorismo para o seu público.
Esse potencial de atingir públicos muito segmentados, com conteúdo direto e na linguagem que o seguidor está acostumado a ouvir é algo que, de fato, pode e está sendo utilizado para comunicar sobre os desafios na vida econômica do cidadão.
O empoderamento dos criadores de conteúdo para falar com os mais diversos públicos é importante para democratizar as redes sociais, fazendo com que o público encontre pessoas, abordando temas de seu cotidiano e interesse, que auxilie o seguidor na sua jornada profissional. Isso certamente impulsiona e fortalece a retomada econômica de forma simplificada.
A cada dia que passa, novas maneiras de se comunicar com o público surgem e as ferramentas de comunicação convencionais, isoladamente, já não suprem o objetivo de dialogar. Com a força das mídias sociais no dia a dia do indivíduo, os especialistas e as grandes empresas nacionais e internacionais renderam-se ao Marketing de Influência, ao reconhecer, que sim, os influenciadores digitais, consistem em potentes porta-vozes, eficazes na tarefa de se comunicar e transmitir uma ideia, com sucesso.
Danilo Strano é sócio-diretor da FKD Influencers e cientista político com especialização em Marketing de Influência.