Marketing de conteúdo interativo: como as marcas engajam
Rodrigo Roccasecca, COO da bauc., afirma que conteúdo interativo lidera a transformação na experiência do cliente
atualizado
Compartilhar notícia
Nossa comunicação tem evoluído em ritmo acelerado na transmissão de ideias e mensagens. Antes limitados a veículos e marcas que apenas passavam informações, hoje estamos imersos em um cenário onde todos podem falar, opinar e debater com apenas um clique.
No cenário atual do marketing digital, o conteúdo interativo emergiu e ganhou protagonismo como uma estratégia vital para marcas que desejam não apenas capturar a atenção dos consumidores, mas também envolvê-los de maneira significativa.
Diferentes formatos, como quizzes, vídeos 360° e realidade aumentada, estão sendo adotados por empresas para criar experiências mais ricas e envolventes.
Quizzes
Quizzes são provavelmente o método mais tradicional de engajamento, pois a participação é simples e incentivada porque serve para os mais diversos nichos de mercado. Composto de linguagem divertida e, em geral, informal, auxiliando no levantamento de dados e comportamento do consumidor.
Um exemplo de destaque é o BuzzFeed, que utiliza quizzes para manter os usuários engajados e aumentar o tempo de permanência no site.
As marcas se utilizam dessa estratégia para conduzir pesquisas de mercado de forma divertida e interativa, como por exemplo esse case do McDonald’s que diz acertar com 100% de precisão sua ordem de nascimento.
Vídeo 360º
Os vídeos 360° permitem que os usuários tenham uma experiência imersiva, controlando o ângulo e o ponto de vista do que desejam ver. Amplamente utilizados no mercado automotivo e imobiliário.
A BMW, por exemplo, utiliza essa tecnologia para mostrar detalhes dos veículos, permitindo que os consumidores explorem o interior e o exterior dos carros em uma visão completa, como se estivessem fisicamente presentes, aumentando assim o interesse e o desejo pelo produto.
Dessa maneira, voltamos a ter essa estratégia como uma das grandes apostas para interação, dada a melhoria no mapeamento e projeção de imagens e tracionados com a propagação dos óculos de VR.
Ver essa foto no Instagram
Realidade Aumentada (RA)
A realidade aumentada tem ganhado destaque especialmente no varejo e na moda. A IKEA, por exemplo, oferece um aplicativo que permite aos consumidores visualizarem como os móveis ficarão em casa antes de efetuar a compra. Essa interação não só facilita a decisão de compra, como também reduz as taxas de devolução de produtos.
Temos também o FOOH (Fake Out of Home), em que as marcas agregam os canais digitais com vídeos híbridos de realismo e VFX (efeitos visuais). O mais recente é da Hellmann’s que aplicou um pebolim gigante preso ao Portão de Brandemburgo para divulgar que é uma das marcas patrocinadoras oficiais da UEFA Euro 2024.
Importância da conexão com o público
Ao permitir que os consumidores participem ativamente das campanhas, as empresas passam a construir vínculos mais estreitos, fortes e duradouros.
Com esse tipo de conteúdo interativo gera-se mais engajamento, que é um indicador-chave para o algoritmo de muitas plataformas sociais, aumentando o alcance orgânico das campanhas.
Para poder aproveitar esse tipo de marketing, é sempre importante ficar atento há alguns pontos, que são:
- Adaptar seu conteúdo à etapa correta do funil.
- Utilizar conteúdos já criados.
- Comunicar em plataformas interativas.
- Coletar o máximo de dados e insights.
Em resumo, incluir formatos interativos demonstra uma adaptação às novas demandas e comportamentos dos consumidores, que buscam não só consumir sua marca, mas fazer parte e interagir com elas. As marcas que investem em conteúdo interativo estão, portanto, não apenas acompanhando uma tendência, mas liderando a transformação nas estratégias de engajamento e experiência com o cliente.
Rodrigo Roccasecca é COO da bauc.