Marketing: da análise de dados à evolução dos negócios
Exercendo a função de ferramenta guia, a análise da dados viabiliza a leitura de um aglomerado de informações essenciais, diz Daniella Doyle
atualizado
Compartilhar notícia
É sabido pelo mercado a importância de conhecer e entender o comportamento e desejos dos clientes. Esse processo, em muitas empresas liderado pela área de marketing, transforma informações em estratégia, por isso, a sua importância dentro de uma empresa. Hoje, o marketing está no centro das operações, pois é o meio dentro de uma organização de conexão com as áreas de negócios.
A transformação digital vivenciada hoje, permite analisar, mensurar e compartilhar os dados relevantes à tomada de decisões de forma muito mais ágil e assertiva. Nesse processo, muitas vezes liderado pelo marketing, é possível fornecer informações estratégicas em relação a oportunidades de mercado, ou seja, entender dados e aplicá-los aos negócios é cada vez mais imprescindível para se manter em constante evolução.
A informação quando mensurada torna-se uma ferramenta poderosa no sentido de orientar o marketing. Contudo, muitos profissionais podem se sentir à deriva ao se deparar com um aglomerado de informações. Por isso, é muito importante saber de antemão quais são as necessárias para alcançar o seu objetivo. É evidente que o cuidado deve ser redobrado, pois da mesma forma que os dados podem direcionar para melhor estratégia a seguir, ele também pode confundir o raciocínio se analisado com o viés inadequado.
Logo, avalie investir em ferramentas que permitam realizar essa função. Como sabem, planilhas e anotações realizadas manualmente estão mais sujeitas ao erro. O mercado está repleto de soluções tecnológicas para as mais diversas finalidades e isso não é diferente quando o assunto é análise de dados. Uma boa plataforma nas mãos de uma equipe qualificada e preparada para realizar a análise é ideal para a melhor execução do trabalho.
A empresa precisa se adequar a realidade de que os dados são peças fundamentais para obter o sucesso, dessa forma, o mindset e a cultura empresarial devem ser alinhadas com isso em mente. Ter pessoas no time que lidam com esse tipo de trabalho nos mais variados setores permite uma otimização nos negócios. Os dados também não devem ser somente voltados para o mercado e o que acontece fora do ambiente de trabalho. Dados institucionais devem ser atualizados frequentemente para auxiliar no entendimento de como a empresa se posiciona e o que pode ser feito para melhorar no ponto de vista do posicionamento da marca.
Vivemos em uma realidade onde dados embasados possuem um valor imensurável, por isso, a importância da análise de dados nunca foi tão evidente, entretanto, tanto no marketing como nas outras áreas, o valor humano deve ter tanta importância quanto às informações mensuráveis. Os dados estão presentes no cotidiano empresarial para servir como guia, mas é sempre bom enfatizar que as decisões são tomadas pelas pessoas e não pelos números.
Daniella Doyle é Head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company., Daniella é especializada em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Comunicação Interna e Gestão Estratégica de Marketing, entre outros.