Marcas transformam relação com consumidores e consolidam tendências
Andryelle Mokarzel, Head Marketing de Marcas da Viveo, explica como novos hábitos impulsionam as estratégias e se alinham ao ESG
atualizado
Compartilhar notícia
Com um olhar atento ao mercado e ao que a empresa está entregando para a sociedade, as discussões corporativas, abrangem aspectos ambientais, sociais e de governança, que impactam diretamente a imagem e reputação das organizações. Portanto, é imprescindível que as estratégias de marketing estejam alinhadas com os princípios ESG, visando não apenas o sucesso financeiro, mas também a responsabilidade social e a sustentabilidade.
Ao adotar uma abordagem profissional e consciente, o marketing pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. No entanto, nos últimos anos, os valores e consequentemente os hábitos da sociedade passaram por uma transformação intensa com a pandemia e pós-pandemia.
Antes as pessoas estavam começando a criar o hábito de consumo on-line no Brasil, mas esse processo se intensificou de uma forma muito expressiva. Algumas frentes foram alavancadas e aceleradas para atrair e reter os clientes, como atendimento e serviço totalmente customizado, comunicação digital e mais eficiente, análise de dados sempre colocando o cliente no centro.
O universo digital, redes sociais, inclusão e questões ambientais são temas que tomam relevância cada vez mais na vida e nas escolhas do consumidor, principalmente, no que se refere a valorização da saúde e o bem-estar.
A Kantar Ibope Media publicou o estudo “Tendências e Previsões de Mídia”, referente a 2022, que constatou que os brasileiros têm preferência pelo consumo de conteúdos no formato de vídeo: 63% do investimento publicitário do Brasil foi em digital formato vídeo. O estudo aponta uma tendência de vídeos mais curtos de até 10 min.
Com a evolução da tecnologia, as estratégias estão se tornando cada vez mais personalizadas e direcionadas, com base no comportamento do consumidor e nas preferências individuais.
Além disso, o surgimento do metaverso está abrindo novas oportunidades para as marcas se conectarem com seu público-alvo por meio de experiências imersivas e interativas. A análise de dados está se tornando imprescindível dentro das estratégias de marketing, pois se tornou fundamental dentro do desenvolvimento de produtos e soluções mais assertivas, identificando as preferências dos usuários. Com isso, é possível criar mais sinergia entre os consumidores, marcas e produtos.
A produção de vídeos e o uso de influenciadores continuarão a desempenhar um papel crucial nas estratégias de marketing, à medida que os consumidores buscam conteúdo autêntico e relevante. Além disso, os podcasts continuarão a crescer em popularidade, oferecendo às marcas uma plataforma eficaz para contar histórias e se envolver com seu público de maneira mais íntima.
Em meio a todas essas tendências, a sustentabilidade corporativa, representada pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance), emergirá como um fator-chave para o sucesso das estratégias de marketing, à medida que os consumidores se tornam cada vez mais conscientes e exigentes em relação às práticas éticas e responsáveis das empresas.
Por isso é preciso que todos que atuam na área de marketing estejam atentos a esse novo consumidor que interage com diversas plataformas e ao mesmo tempo, cada vez mais preocupado com a origem dos produtos que consomem ou serviços que utilizam.
Andryelle Mokarzel é Head Marketing de Marcas da Viveo.