Live commerce: como fazer mais e melhor em 2023?
“O modelo de vendas chega a 2023 se consolidando no Brasil. Mas há oportunidades para se fazer ainda mais”, diz Rodrigo Maruxo
atualizado
Compartilhar notícia
Após um período de adaptação interessante dos conceitos do live commerce em nosso mercado, acelerado ainda mais pela pandemia e tendências de consumo, a expectativa para 2023 é que esta ferramenta se integre cada vez mais nas estratégias de negócio — ao mesmo tempo em que se insere ainda mais nas rotinas de consumo do público em geral, gerando uma nova onda de possibilidades.
Muitas empresas comprovaram sua eficácia no aprimoramento do relacionamento e das vendas até aqui, podendo agora dar um novo passo para refinar o que já vem fazendo. Mas como olhar de fora, entender e aterrissar em seu processo as melhores oportunidades?
Antes de mais nada, é fundamental considerar que se você ou sua empresa ainda não trabalham com essa ferramenta comercial, não ache que ficou pra trás (ainda). Sempre é tempo de iniciar nessa jornada, incluindo esse passo em seu planejamento para 2023.
Se te ajudar, enxergando aqui o copo “meio cheio”, há uma vantagem em iniciar só agora: muita gente já abriu a trilha, investiu, errou e acertou antes de você, de maneira que é possível iniciar agora já com excelentes aprendizados à sua disposição.
A quem já deu seus primeiros passos até aqui, buscando colher ainda mais frutos em 2023, o ponto de partida é passar agora em revista tudo o que já foi realizado como olhar para os roteiros criados, as rotinas operacionais de pré e pós-venda,.
Além disso, olhe para o time envolvido, as ofertas criadas, o estoque/mix disponibilizado, a tecnologia utilizada e o principal: o quanto foi possível despertar interesse (engajamento) do público impactado com cada ação, buscando identificar aí padrões de sucesso, assim como pontos de fragilidades nas iniciativas.
Desenhe a partir deles um plano que busca o aprimoramento do que já foi bacana (sempre se perguntando: “dá pra fazer isso – que já está bom – de um jeito ainda melhor?”), além de criar ajustes efetivos para aquilo que não saiu alinhado com sua expectativa, de maneira a potencializar ainda mais os seus próximos resultados.
Além do exposto até aqui, gostaria de sugerir dois pontos-chave a serem observados ao criar ou aprimorar ainda mais suas estratégias em Live Commerce para 2023, buscando contribuir ainda mais com seu sucesso:
1- Procure oportunidades em lives nichadas. Além das lives maiores, feitas para toda sua audiência potencial, pode ser possível atuar com públicos mais direcionados (dentro do mapeamento de suas personas).
Atuar com públicos que você já conheça bem as necessidades e o comportamento geral, te permitirão oferecer soluções mais encaixadas e com o mínimo de dispersão.
Pode dar um pouco mais de trabalho, pois haveria mais lives para atingir cada persona e talvez pareça que a live não é tão boa por não ter tantos aparelhos conectados ao vivo, mas não se engane: muitas vezes ao escolher entre quantidade e qualidade, atacar na visão da qualidade pode te apresentar resultados mais significativos, com a vantagem de não cansar sua base com ofertas e abordagens que nem todo mundo ali verá tanto valor assim.
2- Busque o equilíbrio. Esta também é uma excelente oportunidade para identificar se o balanço entre conteúdo e ofertas está bem equilibrado, buscando aprimorar a relação entre entretenimento e desejo efetivo de consumo. Agora, com mais base de conhecimento e vivências pelo que já realizou até aqui, é possível identificar algumas tendências, além de validar seus insights através de um programa de Testes A/B entre as lives, medindo sempre um ponto de aprendizado por vez, ajustando este balanço até elevar o resultado a outro patamar.
2023 se apresenta repleto de oportunidades para alavancar ainda mais seu negócio através do live commerce. Coloque suas ideias para rodar e siga aprimorando. E que você possa chegar a 2024 celebrando muitas vendas e clientes ainda mais felizes.
Rodrigo Maruxo é especialista em soluções de e-commerce e sócio da MRX Consultoria.