Live commerce: como a estratégia é importante na Black Friday?
Vinicius Gambeta, especialista em Marketing, fala sobre a importância da modalidade para a temporada
atualizado
Compartilhar notícia
O hábito de consumo dos brasileiros mudou radicalmente nos últimos anos. Seja por conta da pandemia, da alta na inflação ou do acesso a novas tecnologias. É inegável que o consumidor de hoje compra de um jeito completamente diferente. Sabendo disso, é importante que o mercado se adapte a esse novo padrão de comportamento.
Basta olharmos para algumas tendências criadas entre 2019 e 2021. Nesse período, a Black Friday – data comercial mais importante do ano para alguns segmentos – deixou de ser uma simples batalha de preços para se tornar uma guerra de experiências.
Entre as novas experiências, a que se destaca é o Live Commerce (também chamada de Livestream Shopping ou Live-Shopping), que se popularizou muito rapidamente na China, ganhou os Estados Unidos e tem sido cada vez mais frequente no Brasil.
O Live Commerce é um formato de transmissões ao vivo onde os apresentadores – geralmente influenciadores – trabalham diferentes linhas de entretenimento, enquanto mostram produtos, distribuem cupons e interagem com os usuários. O objetivo é aproximar a marca do consumidor e fortalecer a possibilidade da compra por impulso. Uma estratégia bem parecida com a utilizada por canais clássicos da televisão fechada (Polishop, Shoptime, etc.), mas que usa a influência de personalidades conhecidas do público e uma editoria parruda de conteúdo para angariar audiência.
Nos últimos anos, tivemos bons exemplos dessa estratégia sendo aplicada no Brasil. Algumas das maiores varejistas do país, como Americanas e Magalu, apostaram na criação de grandes eventos on-line regados a música, Youtubers, jogos e bom humor, para criar um ambiente propício – e muito menos intimidador – para as vendas.
Segundo dados da Forrester Research, 70% dos consumidores se interessam por essa abordagem que combina compras e entretenimento. E os benefícios do Live Commerce vão bem além de bater a meta de vendas. A conexão criada com o público nesses eventos contribui para o fortalecimento de atributos da empresa e reforça o posicionamento da marca na cabeça do público. É aquela combinação perfeita que une o útil ao agradável.
O Live Commerce veio para ficar. Fazer compras enquanto assistimos a uma transmissão ao vivo na Twitch, Instagram, Youtube ou TikTok é algo que já se tornou comum e continuará fazendo parte do nosso dia a dia. Se você tem um negócio e pretende explorar a Black Friday deste ano, vale a pena considerar esse tipo de estratégia no seu planejamento.
Vinicius Gambeta está à frente de duas empresas: Agência de Bolso e Aquela Caixa. Produz conteúdo diário sobre marketing e negócios, ministra cursos na área de vendas e é palestrante em eventos do mercado digital.