metropoles.com

Live commerce com influencers é tendência para os próximos anos

Responsável pela estratégia da Americanas, Stage Digital foi a primeira marca a investir neste formato no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
americanas
1 de 1 americanas - Foto: Divulgação

A pandemia acelerou a tendência de live commerce no Brasil. Inspirado na China, o modelo tem se tornado grande aliado das vendas on-line. Neste formato, consumidores podem interagir ao vivo com influenciadores e vendedores, comprando produtos e sanando dúvidas diretamente durante as transmissões.

A experiência chinesa movimentou cerca de US$ 200 bilhões em 2020. Além disso, foram realizadas, em média, 50 mil transmissões ao vivo por dia, acumulando mais de 50 bilhões de visualizações, podendo representar movimentação de mais de 1 trilhão de iuanes ao ano, segundo a KPMG e a Ali Research. A estimativa é de que a indústria global fature US$ 600 bilhões até 2027 com este segmento.

A programação ao vivo de vendas na TV a cabo não é novidade. Desde os anos 1970, empresas apostam nesse modelo em que vendedores anunciam os produtos da marca, trazendo promoções e novidades para os telespectadores que estão acompanhando em tempo real.

No entanto, agora isso ocorre nas redes sociais e aplicativos. Focadas no marketing de influência, o posto dos vendedores é ocupado por celebridades e influenciadores que transformam os vídeos ao vivo em grandes espetáculos. De acordo com dados do Google, 55% das pessoas enxergam no Youtube, por exemplo, um lugar para descobrir marcas e produtos.

“A pandemia nos fez mudar muito a forma como consumimos conteúdo e a ideia de fazer isso ao vivo pelo pelo celular tornou-se ainda mais atrativa. Quando você une esse novo comportamento ao potencial do marketing de influência temos uma oportunidade de negócio. Foi o que aconteceu com as lives commerce”, explica o publicitário Fabrizio Galardi, sócio-diretor da Stage Digital.

americanas 1Por aqui, a Americanas foi a primeira marca a investir no formato. Em novembro, eles realizaram o Show da Black Friday com famosos e criadores apresentando ofertas durante horas ao vivo. Felipe Neto, Bianca Andrade, Camila Coutinho e Otaviano Costa foram alguns dos apresentadores nas redes da verejista. Uma das lives alcançou milhões de views no YouTube.

“Os influenciadores têm uma proximidade muito maior com o público do que as próprias marcas ou vendedores anônimos. Além disso, outro fator que torna as lives commerce atraentes é o dinamismo: longe da ideia dos comerciais mais engessados, nas lives rolam brincadeiras, jogos e, é claro, a espontaneidade do ao vivo”, conclui Fabrizio.

A Stage é responsável por produzir as lives da Americanas. Eles são especialistas em formatos que conectam marcas e influenciadores elaborando e executando estratégias voltadas para o ambiente digital. Com 3 anos de existência a empresa já fez ações para marcas como Disney, Heinkein, ShopTime, Submarino e Nestlé.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?