Marcas investem mais em marketing de influência, mas negligenciam KPIs
Pesquisa mostra que empresas consideram esse tipo de modalidade essencial para a estratégia de comunicação, mas ainda minimizam mensurações
atualizado
Compartilhar notícia
Focada na cultura digital, a YouPix divulgou os resultados da pesquisa bianual “ROI & Influência 2021”. O estudo aponta que cada vez mais as empresas consideram o marketing de influência essencial na estratégia de comunicação.
Esse tipo de solução tem sido utilizada para, entre outras coisas, aumentar o conhecimento sobre marcas/produtos, amplificar vozes e alcançar novas audiências. As empresas entrevistadas disseram que buscam por meio do trabalho dos influenciadores transmitir credibilidade e gerar conversas reais com aquelas bases.
Naturalmente, o estudo aponta o desejo de aumentar os investimentos para obter melhores resultados. De 2019 para cá, o orçamento das marcas reservado para esse tipo de estratégia aumentou 68%. No entanto, uma em cada três empresas ainda não define métricas e KPIs antes de realizar uma ação com influenciadores.
O KPI é uma sigla em inglês que significa Key Performance Indicator. Resumidamente, é uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está efetivamente atendendo os objetivos propostos pela organização.
Após análise, a YouPix aponta como obstáculos para as empresas fatores como a dificuldade de se quantificar o ROI, não saber encontrar o influenciador certo e até mesmo a percepção de baixa profissionalização do mercado. “Entendemos que muitos desses obstáculos ainda existem porque esse mercado é relativamente novo”, escrevem.