Instagram virou uma das principais ferramentas para o e-commerce
Afirmação é do especialista Elvis Gomes, CEO da Painel10 Consultoria de E-commerce, que elenca os benefícios de ter uma loja virtual no app
atualizado
Compartilhar notícia
Migrar para as redes sociais para oferecer produtos ou serviços é uma boa estratégia para quem deseja alavancar os negócios e conquistar mais clientes. De acordo com a 6ª edição do estudo Nuvemcommerce, feito pela Nuvemshop, plataforma com mais de 70 mil lojas virtuais na América Latina, o comércio virtual é um dos setores que mais cresce no mundo.
De acordo com Elvis Gomes, CEO da Painel10 Consultoria de E-commerce, a pandemia fez com que o lojista começasse a viabilizar vendas pelo Instagram, o que tornou a plataforma uma das principais ferramentas de e-commerce.
Segundo ele, o primeiro passo para abrir um negócio no aplicativo é ter um perfil comercial, uma vez que as funções de vendas só são liberadas para essa modalidade.
“Uma loja no Instagram precisa ter interação e engajamento, porque assim a venda do produto vem como consequência de todas as ações e interações que a marca teve com o usuário. Vale ressaltar que qualquer loja virtual tem que estar muito sintonizada com o seu consumidor. Ela precisa apresentar aquilo que as pessoas querem ver, ler ou assistir.”
Elvis Gomes, CEO da Painel10 Consultoria de E-commerce
Diante dessas premissas, é necessário ter uma descrição bem detalhada dos serviços e produtos que oferece, assim como o link do site ou do WhatsApp para fazer uma venda. Trabalhar com fotos e vídeos também ajuda a impactar o usuário. Caso estejam ruins, não haverá curtidas nem comentários, muito menos compartilhamentos.
O especialista elencou cinco benefícios para quem deseja ter uma loja virtual por meio do Instagram:
Descoberta
Um dos principais benefícios que rapidamente vêm à mente ao configurar uma loja no Instagram é a capacidade de descoberta. Isso porque, quando o consumidor encontra produtos que despertam curiosidade nas redes sociais, na maioria das vezes, eles não vêm com as informações necessárias como um link ou instruções detalhadas. E, caso o cliente queira comprar aquele produto depois, não poderá mais encontrá-lo.
Contudo, isso não ocorre nas lojas do Instagram. Os usuários podem simplesmente clicar nas tags compráveis para que possam explorar todos os detalhes e informações de que precisam em tempo real para tomar uma decisão de compra.
Capacidade de venda melhorada
Nesse ponto, o diferencial está no perfil dos consumidores e qual produto preferem comprar. A verdade é que a maioria deles são altamente visuais, não apenas em termos de sites que visitam ou blogs que leem, mas também quando se trata dos produtos que compram. Os bons recursos visuais ajudam a converter esses leads em vendas.
Conveniência
Uma das razões pelas quais as pessoas compram on-line é por conveniência. Mas quando o usuário precisa passar por processos de compra e pagamento complicados e demorados antes de conseguir finalizar, a experiência pode ser irritante. Esse é um dos problemas que uma loja do Instagram soluciona, permitindo que o consumidor compre de forma mais rápida e simples.
Oportunidades para Marketing de Influência
O Marketing de Influência é um tipo de marketing que envolve influenciadores para aumentar o alcance e o engajamento.
Ao obter um influenciador para promover o produto, a empresa conquista uma exposição mais ampla e, como muitas pessoas confiam nele, é mais provável que se envolvam com a marca porque ela foi “altamente recomendada”. Seja criativo e estratégico.
Engajamento e Vendas
A principal razão pela qual as pessoas investem em um negócio é para vendas e receita. Tudo o que um empreendedor faz, especialmente a estratégia de marketing, é voltado para esses dois pontos. Ter uma loja no Instagram torna tudo isso possível porque a empresa tem uma ferramenta que pode atrair compradores em potencial para clicar em qualquer um dos posts compráveis. Essa é a parte mais importante porque as possibilidades são infinitas assim que o usuário chega à uma loja.