metropoles.com

Instagram é a chave para desenvolver estratégia de social commerce

Segundo Alexandra Avelar, country manager da Emplifi no Brasil, as novas funcionalidades da plataforma otimizam as ações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Solen Feyissa/Unsplash
instagram
1 de 1 instagram - Foto: Solen Feyissa/Unsplash

O Instagram continua a concentrar seus esforços em recursos de social commerce, lançando oportunidades de anúncios e, recentemente, passou a permiti-los em lugares, como Instagram Shop, onde os consumidores já estão navegando pelos produtos com o intuito de comprar. A nova inserção de anúncios é a novidade mais recente em uma longa lista de recursos de e-commerce introduzida pelo aplicativo e um excelente exemplo de como o Instagram está fazendo grandes esforços para o social commerce.

Esses lançamentos não são surpresa quando consideramos o crescimento massivo que está ocorrendo atualmente no cenário do social commerce. Para otimizar as tendências atuais de compras on-line, o Instagram está passando por uma evolução, saindo das suas raízes como um aplicativo de compartilhamento de fotos para se concentrar em creators, vídeos, mensagens e, acima de tudo, compras.

A boa notícia para as marcas: bilhões de usuários da plataforma estão mais do que felizes em acompanhar essas mudanças. Dados do Instagram mostram que 90% das pessoas seguem uma marca no app. Segundo a pesquisa, feita com 21 mil usuários, duas em cada três pessoas disseram que o aplicativo permite a interação com marcas e 50% admitiram que estão mais interessadas em uma empresa depois de ver um anúncio no Instagram.

Para marcas que desejam maximizar seus esforços de e-commerce, o Instagram é a chave para construir uma boa estratégia de social commerce. O melhor de tudo é que o aplicativo possui vários recursos para ajudá-las a conectar-se melhor com seu público, expandir seu alcance e aumentar a receita de vendas on-line. Aqui estão dois recursos de social commerce cruciais que foram lançados ano passado pela plataforma:

Instagram Shop Ads: Depois de lançar a funcionalidade Instagram Shop no ano passado, uma área do aplicativo 100% focada na experiência de compra, o Instagram implementou a colocação de anúncios na guia Shop, facilitando o processo de descoberta e compra para os usuários que já estão dispostos a navegar pelo feed e comprar. Os anúncios são exibidos como blocos na página inicial do Instagram Shop, da mesma forma que outros produtos. Um bloco de anúncio da loja leva à página de detalhes do item, onde os consumidores podem descobrir informações sobre o produto específico e navegar por outros da marca.

Instagram Reels Ads: Em agosto de 2020, o Instagram lançou a funcionalidade Instagram Reels, videoclipes de 60 segundos que vêm com uma variedade de recursos para que qualquer pessoa possa ser um creator. Menos de um ano após o lançamento do recurso de vídeo, os Instagram Reels Ads foram disponibilizados, dando às marcas a oportunidade de veicular anúncios em vídeo vertical e em tela cheia, com duração entre 15 e 30 segundos, exibidos nos feeds individuais de Reels.

Da mesma forma que com o conteúdo do Instagram Reels postado por usuários, as pessoas podem comentar, curtir, visualizar, salvar e compartilhar anúncios do Reels. E por serem tão novos, os Ads vêm com menos saturação como canal de anúncio.

Para maximizar o engajamento e ganhar mais conversões, as marcas devem primeiro se familiarizar com o formato: o segredo é criar Reels que combinem perfeitamente com o conteúdo da marca. Os anúncios nesse formato são mais eficazes quando incluem áudio, seja um clipe em alta ou um áudio produzido pela própria empresa. É importante também utilizar legendas, que chamam rapidamente a atenção dos usuários.

Devido ao seu alcance – os usuários podem encontrar Reels por meio da guia Explorar do Instagram e do feed de Reels, bem como em seu próprio feed – os anúncios são uma forma eficaz para as marcas se conectarem com novos públicos. O Instagram também oferece análises de Reel Ads para o número de visualizações, contas alcançadas, curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos para que as marcas possam monitorar seu desempenho.

Sem dúvida, o comércio social é a próxima fronteira do e-commerce. Mas os desafios ainda permanecem para as marcas B2C que desejam otimizar seus esforços de publicidade no Instagram em suas iniciativas de social commerce.

O relatório recente da Emplifi State of Social Media apontou que os gastos com anúncios no Facebook e Instagram aumentaram quase 50% durante o segundo trimestre de 2021 se comparado com o mesmo período de 2020.

Com tantas marcas B2C disputando a atenção do consumidor no Instagram, o principal desafio para as que entram no mercado de social commerce é chegar ao público certo, na hora certa, com conteúdo relevante que inspire o consumidor a fazer uma compra.

Felizmente, como o social commerce ainda é uma tática relativamente nova e em crescimento, há muitas oportunidades para os profissionais de marketing causarem impacto. Ao alavancar novos canais de anúncios do Instagram, como no Instagram Shop e de Reels, que vêm com recursos de segmentação eficazes, as marcas têm a chance de se destacar na plataforma. Com os anúncios em forma de Reels, as empresas podem assumir riscos mais criativos com seu conteúdo de publicidade, enquanto os anúncios no Instagram Shop permitem que se conectem com os usuários que estão comprando os produtos que elas podem oferecer.

Alexandra Avelar é country manager da Emplifi no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?