metropoles.com

IA para potencializar as estratégias de marketing

Coordenadora da Octadesk, Karolliny Marinho afirma que a inteligência artificial abre portas para uma comunicação mais eficiente

atualizado

Compartilhar notícia

SvetaZi/Getty Images
IA para potencializar as estratégias de marketing – Metrópoles
1 de 1 IA para potencializar as estratégias de marketing – Metrópoles - Foto: SvetaZi/Getty Images

A inteligência artificial (IA) já é uma presença marcante no dia a dia e está reescrevendo as regras do jogo, oferecendo novas maneiras de conectar e engajar consumidores de forma mais eficiente.

À medida que a IA continua a evoluir, ela não apenas melhora as estratégias existentes, mas também nos desafia a repensar como nos comunicamos e nos relacionamos com nosso público.

Um estudo da Price Waterhouse Cooper (PwC) estima que, até 2030, a inteligência artificial será responsável por mais de 15 bilhões de dólares para a economia global e impulsionará as economias locais em até 26%. Mas, e quanto ao potencial dela na área de marketing?

A aplicação da IA na nossa área está crescendo rapidamente, e as possibilidades são infinitas. Desde a criação de conteúdo passando pela análise de dados até hiperpersonalização, a tecnologia está redefinindo a maneira como as marcas interagem com o público. A geração de conteúdo personalizado é um exemplo claro do impacto da IA.

Com o avanço de plataformas de IA generativa, como o ChatGPT – a plataforma da OpenAI que democratizou o uso da inteligência artificial -, é possível criar conteúdo direcionado e impactante com mais eficiência.

Imagine automatizar a produção de blogs, e-mails e postagens em redes sociais que falam diretamente com os interesses do seu público.

Por exemplo, uma empresa pode usar IA para gerar linhas de assunto que aumentem as taxas de abertura de e-mails ou criar legendas de vídeo que atraiam mais visualizações.

Outro uso que posso destacar, especialmente atuando na área de B2B (business-to-business) é a segmentação de público mais eficiente que permite uma segmentação mais precisa dos seus consumidores.

Ferramentas de IA analisam dados comportamentais e demográficos para criar segmentos de público altamente específicos, ou seja, como resultado você garante campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes.

Em um contexto B2B, uma empresa de software pode utilizar IA para segmentar prospects com base em dados de engajamento, como o histórico de interações com materiais de marketing e o comportamento em webinars.

Isso permite que a empresa direcione as campanhas de e-mail e publicidade para tomadores de decisão em setores específicos, aumentando a relevância e a eficácia das abordagens comerciais.

Quando falamos de atendimento ao cliente, podemos citar os chatbots alimentados por IA, que estão elevando essa comunicação a um novo nível.

Com base no comportamento e hábitos de compra, eles oferecem respostas rápidas e precisas, melhorando a experiência do usuário.

Imagine um chatbot que pode ajudar um cliente a encontrar o produto certo, resolver dúvidas ou até mesmo fazer uma compra. Esses bots não apenas economizam tempo, mas também aumentam a satisfação do cliente ao oferecer suporte 24/7.

A Sephora, por exemplo, implementou um chatbot de IA no site e no aplicativo móvel para melhorar a experiência de compra dos clientes.

Dessa maneira, a marca consegue oferecer recomendações de produtos personalizadas com base no histórico de compras e nas preferências dos clientes. Ele também pode responder a perguntas sobre produtos, ajudar na localização de itens específicos e até mesmo fazer transações diretamente no chat.

Essa abordagem permite à Sephora fornecer suporte 24/7, economizando tempo dos clientes e aumentando a satisfação ao oferecer uma experiência de compra mais fluida e personalizada.

A IA também desempenha um papel essencial na otimização de mecanismos de busca (SEO – Search Engine Optimization) e ajuda a identificar palavras-chaves relevantes e otimizar o conteúdo para melhorar o ranqueamento nas pesquisas.

Em comparação com o trabalho manual, os algoritmos de IA são mais rápidos na análise de grandes volumes de dados e na identificação de tendências de pesquisa.

Enquanto um especialista humano pode levar horas para fazer uma análise detalhada e sugerir ajustes, a IA pode fazer isso em minutos, economizando tempo precioso e permitindo ajustes ágeis em seu conteúdo. Incrível, não é?

A IA não só otimiza o conteúdo com base nas novas demandas dos usuários e dos motores de busca, mas também oferece uma eficiência muito maior do que qualquer trabalho manual poderia alcançar.

E afinal, quais são os desafios do uso da IA?

Por outro lado, os desafios incluem o treinamento de soluções de IA, garantindo a qualidade dos dados e o cumprimento das leis de privacidade.

Tenha em mente que a IA precisa ser treinada de forma contínua e precisa para aprender novas tarefas e gerar resultados positivos. Assim como os profissionais devem estudar e compreender o uso da IA de forma eficaz.

Aqui, é fundamental fornecer comandos e prompts claros e precisos para obter os melhores resultados – além do ChatGPT, existem diversas opções de plataformas de IA gratuitas e pagas e você precisa entender qual se encaixa melhor nas suas demandas.

A qualidade das decisões que a IA gera depende diretamente da qualidade dos dados com os quais é alimentada e da eficácia com que os algoritmos são configurados.

Além disso, as empresas devem estar atentas às regulamentações de privacidade para evitar problemas legais e danos à reputação.

Dessa forma, o sucesso no uso da IA não depende apenas da tecnologia em si, mas também do conhecimento e da estratégia usados para alimentá-la e treiná-la adequadamente.

Integrar a inteligência artificial em suas estratégias de marketing vai além de simplesmente seguir tendências; trata-se de um passo importante para inovar e se antecipar às novas exigências do mercado. Ao adotar essas tecnologias, você não apenas transforma suas campanhas, mas redefine o que significa engajar e impactar seu público.

A verdadeira questão é: você está pronto para transformar a forma como sua marca se conecta com os consumidores e aproveitar ao máximo as oportunidades que a IA oferece?

O futuro do marketing está sendo moldado agora – não perca a chance de estar à frente.

Karolliny Marinho coordena os times de geração de demanda, branding e marketing de produto da Octadesk.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?