Growth marketing: estratégica fundamental para o sucesso das empresas
A abordagem combina análise de dados, experimentação e criatividade para conquistar os consumidores, tendo como base a análise de dados
atualizado
Compartilhar notícia
No competitivo mundo do marketing, em que as marcas buscam constantemente aumentar sua presença e influência, o growth marketing surge como uma abordagem estratégica fundamental. Mas afinal, o que é growth marketing? Em termos simples, é uma metodologia que se concentra no crescimento exponencial de uma empresa, utilizando uma combinação de análise de dados, experimentação e criatividade para alcançar e reter mais clientes.
Indo além das estratégias tradicionais, o growth marketing busca não apenas atrair consumidores, mas também convertê-los em usuários recorrentes e defensores da marca. Segundo uma pesquisa do Gartner, um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar ao crescimento dos lucros do negócio de 25% a 125%.
Nesse contexto, a proposta dessa abordagem é adotar uma metodologia orientada por dados, em que são testadas constantemente novas ideias e táticas para identificar o que funciona melhor.
As estratégias a serem empregadas para impulsionar o crescimento vão desde a otimização de campanhas de marketing digital até a implementação de programas de fidelidade e a criação de experiências personalizadas para os usuários. Essas técnicas funcionam nos mais variados nichos e trazem resultados mensuráveis, que auxiliam na melhoria recorrente.
Um novo exemplo de aplicação do growth marketing pode ser encontrado no mercado de retail media. Esse setor tem se destacado não apenas como uma forma eficaz de apresentar anúncios aos consumidores, mas também como uma nova fonte de receita para os varejistas.
Ao monetizar a inteligência e o relacionamento com os clientes, respeitando as políticas de privacidade, o retail media oferece uma maneira de atingir o público-alvo com mensagens altamente segmentadas.
Com acesso a uma ampla biblioteca de dados reais, coletados a partir de ações de busca e compra dos consumidores, esse tipo de mídia permite aos anunciantes fazer uma comunicação mais eficaz, por meio da criação de mensagens hiper personalizadas, adaptadas às preferências e comportamentos individuais de cada cliente.
Essas mensagens aparecerão nos pontos de contato certos ao longo da jornada de compra, aumentando assim as chances de engajamento e conversão, e, consequentemente, de crescimento da marca.
Uma pesquisa da Publicis em parceria com a Amazon revelou que o potencial do retail media tem chamado a atenção das empresas, e que muitas já estão considerando a utilização como estratégia de growth.
Da base de 100 profissionais de marketing sênior entrevistados, 97% revelaram ter pleno conhecimento a respeito dessa abordagem de mídia, com 69% deles já tendo usado em algum momento ou fazendo uso atualmente para iniciativas de growth marketing.
Nessa frente, as estratégias específicas que podem ser empregadas são a utilização de DSPs (Demand-Side Platforms), que trazem a oportunidade de compreender melhor o processo da jornada de compra no marketplace, e, por meio disso, criar novas estratégias para destacar o produto dentro de nichos de mercado em outras plataformas digitais, programas de assinatura para garantir a recorrência de venda e o uso de ferramentas avançadas de análise, com dados de comportamento de compra nesse ambiente, contribuindo para decisões estratégicas cada vez mais assertivas.
Ao investir em growth marketing, as marcas conseguem adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado, antecipar as necessidades dos clientes e assegurar relevância e crescimento sustentável.
Em suma, essa não é apenas uma estratégia, mas sim um mindset que pode transformar radicalmente o desempenho de uma empresa no mercado atual, trazendo as ferramentas para alcançar novos patamares e obter uma vantagem competitiva significativa, posicionando-se para o sucesso a longo prazo.
Alexandra Avelar é country manager da ProfitlogiQ.