metropoles.com

Gramado Summit Punta del Este: aposte no verdadeiro e fure bolhas

O Metrópoles está fazendo cobertura exclusiva de um dos maiores eventos de brainstorming da América Latina, que segue até amanhã no Uruguai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gramado Summit/Reprodução
Gramado Summit Punta del Este (UY) - Metrópoles
1 de 1 Gramado Summit Punta del Este (UY) - Metrópoles - Foto: Gramado Summit/Reprodução

Punta del Este, Uruguai – Planejar e tomar decisões estratégicas, especialmente de posicionamento de mercado, marketing, desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento de serviços. Sim, é isso o que torna uma marca inesquecível.

O assunto se destacou no primeiro dia da edição da Gramado Summit em Punta del Este (Uruguai), um dos maiores eventos de brainstorming da América Latina. A conferência começou nesta quinta-feira (26/9) e segue até amanhã (27/9), pela primeira vez em solo internacional.

E o Metrópoles está fazendo a cobertura dos principais cases sobre inovação, marketing e empreendedorismo apresentados.

O CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, abriu a sequência de palestras destacando a importância de ampliar horizontes. “Este segundo produto da Gramado Summit é um salto muito grande, com uma aderência de público muito satisfatória”, afirmou.

“Acredito ter as melhores relações de negócios. Na prática, cada um que está presente entende que estamos todos juntos em prol de inovação e empreendedorismo. Para estar no Uruguai, tem que ter mentalidade global. É isso que temos”, frisou.

4 imagens
Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit, abriu o primeiro dia de painéis
Palestra de Kamilla Fialho ressaltou a representatividade feminina
Juliana de Oliveira e Kamila Fialho discutiram sobre a presença feminina no mercado de Entretenimento
1 de 4

Gramado Summit Punta del Este reuniu dois mil participantes

Gramado Summit/Reprodução
2 de 4

Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit, abriu o primeiro dia de painéis

Gramado Summit/Reprodução
3 de 4

Palestra de Kamilla Fialho ressaltou a representatividade feminina

Gramado Summit Punta del Este/Reprodução
4 de 4

Juliana de Oliveira e Kamila Fialho discutiram sobre a presença feminina no mercado de Entretenimento

Gramado Summit/Reprodução

 

Importância das comunidades de fãs

Entre os temas do primeiro dia, o painel “Transformando Ideias em Comunidades Potentes e Marcas Inesquecíveis”, com Juliana Oliveira, CEO da agência Oliver Press, e Kamilla Fialho, CEO da K2L, rendeu cases e expertises do cenário da música urbana brasileira, o Funk.

Na visão de Kamilla, reinventar-se nesse segmento é um ato de resiliência, principalmente por ser mulher em um mercado majoritariamente masculino, mas que, hoje, já é melhor do que há 20 anos.

Para a CEO, as pessoas ainda enxergam a música como unicamente uma forma de fazer dinheiro. Porém, o método da K2L é educacional. Ou seja, na empresa, o artista expandirá horizontes, aprendendo a administrar a própria carreira, gerando influência e inspirações.

Até porque, segundo a CEO, atualmente não basta ter consumidores, é preciso ter comunidades de fãs. Afinal, as necessidades e exigências do público têm mudado conforme os anos.

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), nos últimos três anos as empresas investiram aproximadamente R$ 45 bilhões em ações para ficarem cada vez mais próximas dos clientes, com ações como a ampliação da oferta de um produto que já é uma necessidade do grupo.

Método K2L

De acordo com pesquisa da Forbes, ter uma marca consistente em todas as plataformas pode aumentar a receita em 23%. E o fato de uma marca ser inesquecível está diretamente ligado ao “brand awareness” dela, ou seja, o quão bem as pessoas reconhecem a marca.

Para Kamilla Fialho, a grande chave da questão é ter planejamento.

Literalmente, colocar em uma planilha, gerando visibilidade do que deve ser alcançado no futuro. Por isso, a empresária destaca o método K2L, que inclui planejamento financeiro, plano de ação e onde instalar tudo isso.

  • Planejamento estratégico-financeiro: é preciso investir para expandir.
  • Plano de ação: o que deverá ser feito para alcançar a meta.
  • Instalação: enxergar como dar cada passo.

E, claro, para bater esse martelo, Kamilla se especializou em gestão de pessoas. “Isso é muito necessário, para que consigamos trabalhar cada vez melhor com as pessoas. E outra: trabalhar com artista exige uma psicologia diferenciada”, ressalta.

Marca x Funk

A empresária ressalta que, há 20 anos, ninguém entendia como uma marca poderia estar associada a esse tipo de música, que é o Funk. “Hoje, as marcas já se relacionam bem mais. A partir da explosão de nomes como Naldo e Anitta, as marcas começaram a quebrar barreiras e entender que precisavam, sim, caminhar junto, senão perderiam e muito”, reforçou.

O quadro reflete diretamente no fato de que aquelas marcas que interagem com comunidades têm um saldo de 75% de engajamento, segundo estudo da Faculdade Mackenzie.

E a partir do momento em que as empresas enxergaram as minorias como à altura, os artistas do Funk começaram a tomar força. “Um exemplo atual é a presença de grandes ídolos do Funk no evento Rock in Rio, por exemplo. E não só isso, do Funk atrelado a marcas”, assegurou.

Inspiração

E a força da representatividade feminina tem ganhado cada vez mais força. Para a CEO, as mulheres a inspiram por conseguirem fazer o que precisa e ir além, uma exigência no mercado de entretenimento.

“Inspiro mulheres e também me inspiro em várias delas. Inclusive, a minha sócia é uma mulher, que já foi minha estagiária”, referenciou.

“Não me vejo como militante, mas como uma profissional de mercado; competente. É assim que desejo ser vista. Não estamos aqui para substituir nem retirar o homem do mercado, mas, sim, para estarmos também ocupando aquele lugar.”

Kamilla Fialho, CEO da K2L

“O meu sonho é de pegar toda essa metodologia e criar uma escola física de como criar a sua marca, com pessoas como a Juliana de Oliveira dando aula, por exemplo”, reiterou.

Para finalizar, a CEO deixou uma dica-mestre à plateia. “Eu gostaria de inspirar as pessoas que desejam ser artistas a furar mais bolhas. Não deixarem se prender. Apostar no que verdadeiramente são, a partir de um planejamento, criando agendas de Pop Star mesmo”, pontuou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?