metropoles.com

Empreendedoras apontam caminhos para criar conteúdo de relevância

No segundo dia da Gramado Summit, a CEO da Dora Content Studios, Isadora Machado, trouxe insights sobre como criar narrativas consistentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fotografia colorida mostrando público de palestra-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando público de palestra-Metrópoles - Foto: Divulgação

(Gramado, RS) Assertividade na comunicação entre o produtor de conteúdo e o público-alvo foi um dos temas debatidos no segundo dia da Gramado Summit  — um dos maiores eventos de brainstorming da América Latina. E para não perder as novidades, o Metrópoles está fazendo a cobertura dos principais cases sobre inovação, marketing e empreendedorismo da conferência, que ocorre até amanhã (12/4), em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Na abertura do palco Share, a CEO da Dora Content Studios, Isadora Machado, trouxe um debate sobre quais os melhores caminhos para criar narrativas relevantes e consistentes que engajem um público-alvo. Com 10 anos de experiência nessa área, Isadora aponta aspectos importantes na hora de pensar no conteúdo. 

“O primeiro ponto é que todo conteúdo precisa exercer uma função na narrativa de marca e, principalmente, na vida das pessoas. Ele precisa ter uma função, seja inspirar algum sentimento, alguma ação, resolver as necessidades de quem consome ou expandir conhecimento e criatividade.”  

Isadora Machado, CEO da Dora Content Studios

De acordo com Isadora, é necessário gerar uma identificação em quem consome as informações, além de criar um sentimento de pertencimento e conexão com o público. Dessa forma, é possível chegar de forma mais assertiva nas pessoas que realmente consumirão e engajarão com a marca. 

“Para construir essa relevância, a gente precisa ter uma consistência, porque senão nada sustenta. O conteúdo sempre deve fazer parte da estratégia de marca e não o contrário”, aponta. Para ela, os detalhes são de extrema importância.

Um conteúdo ou uma resposta direcionada ao cliente faz com que o consumidor seja visto, trazendo essa conexão e proximidade com a marca. “O que faz um conteúdo engajar não é o que a gente quer comunicar, mas como a gente vai comunicar”, complementa.

Fotografia colorida mostrando mulher com microfone falando para plateia-Metrópoles
Segundo Cecília Flash, uma das palestrantes do evento, a busca por informação de qualidade em formatos que possibilitam uma liberdade de consumo tem crescido nos últimos anos

Da mídia tradicional para o podcast

E falando em comunicação, outro ponto debatido na Gramado Summit foi a migração do consumo de informação das mídias tradicionais para as plataformas digitais, como por exemplo a ascensão dos podcasts. 

Para a comunicadora e fundadora da Rivonews, Cecília Flash, o podcast assume um espaço importante na produção de conteúdo. “O Brasil tem o maior público para podcasts do mundo. O brasileiro ouve muito esse formato porque a mulher que está ali limpando, arrumando a casa ou o cara que está pegando os filhos na escola, tem a oportunidade de ouvir um conteúdo interessante enquanto faz outras atividades”, destaca Cecília. 

A jornalista, que trabalhou durante 18 anos na GloboNews, viu uma oportunidade de empreender após perder o emprego na emissora. De acordo com ela, o mercado de podcast ainda tem muitos produtores de conteúdo que não são jornalistas. E essa busca por informação de qualidade em formatos que possibilitam uma liberdade de consumo tem crescido nos últimos anos. 

Outro ponto destacado pela comunicadora foi a liberdade para falar sobre qualquer assunto de uma forma leve e com relevância. Em uma troca com outras jornalistas, Cecília reforçou a importância de entender o público-alvo para se ter um bom engajamento. 

“As mídias tradicionais, como televisão e rádio, são um tiro de canhão. Eles vão para todo mundo e você não sabe muito bem qual grupo atinge. Mas, quando você está na internet, é importante entender para quem você quer falar. E entregar um conteúdo com qualidade.”

Cecília Flash, fundadora da Rivonews

A Gramado Summit segue até amanhã (12/4), com 400 palestrantes para debater temas ligados à tecnologia, inovação, comunicação, transformação digital, games, saúde, liderança, carreira e empreendedorismo. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?