metropoles.com

Conexão com o público: um caminho para quem busca o sucesso da marca

No 1º dia de Gramado Summit, empreendedores compartilharam expertises sobre as melhores estratégias para se destacar nos negócios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fotografia colorida mostrando mulher palestrando sobre palco com telão atrás-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando mulher palestrando sobre palco com telão atrás-Metrópoles - Foto: Divulgação

(Gramado, RS) Saber se conectar com o público e criar empatia entre os consumidores se tornou uma ferramenta importante para quem busca engajamento e o sucesso de uma marca. Empreendedores e influenciadores apontam que não basta ter um produto interessante se ele não conversa com quem consome, pois essa é a principal chave para quem quer se destacar no mercado.

O assunto ganhou repercussão em diversos palcos da Gramado Summit — um dos maiores eventos de brainstorming da América Latina — que começou nesta quarta-feira (10/4) e segue até sexta-feira (12/4), em Gramado, no Rio Grande do Sul. E o Metrópoles está fazendo a cobertura dos principais cases sobre inovação, marketing e empreendedorismo apresentados na conferência.

Na abertura da conferência, Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit, ressaltou essa conexão com o público para justificar o sucesso da conferência que ocorre desde 2017. De acordo com ele, a Gramado Summit surgiu com o intuito de criar um espaço para que qualquer empreendedor, independente do estágio, pudesse encontrar o primeiro cliente ou o primeiro investidor.

Fotografia colorida mostrando homem palestrando sobre palco-Metrópoles

“E essa verdade tem nos acompanhado (nos últimos anos), crescemos e trouxemos grandes corporações, mas a gente nunca esqueceu da nossa essência. E talvez seja por isso que agora batemos o recorde de 15 mil participantes. A gente é a prova real de que sonhos acontecem, isso aqui a sete anos atrás era impossível. E hoje é real.”

Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit

Empreender com verdade

E essa conexão com o público também foi a porta de entrada para a empreendedora e influenciadora Mari Maria, que começou na internet em 2014 e hoje administra uma empresa voltada para o ramo da beleza: a Mari Maria Makeup. 

Durante a apresentação dela no palco principal da Gramado Summit, Mari contou um pouco da própria história. Revelou, por exemplo, como o preconceito que ela sofria na infância por conta das sardas que ela tem no rosto a ajudou a criar o próprio negócio. “A Mari Maria Makeup nasceu do meu desejo mais profundo de mostrar quem eu era de verdade. Aquela menina por trás das sardas.”

A influenciadora conta que, desde os 7 anos de idade, aprendeu a maquiar-se para ter uma melhor autoestima e ser mais aceita entre os colegas de escola. E passando por cima do preconceito, dos julgamentos e comentários negativos, ela encontrou pessoas que, assim como ela, buscavam na maquiagem uma identidade e o bem-estar de se sentir bem com a própria aparência.

Fotografia colorida mostrando mulher palestrando sobre palco com telão atrás-Metrópoles

“Eu descobri que a dor de não ser vista de verdade era muito maior do que eu poderia imaginar. Não era mais sobre mim, era sobre a conexão que existia entre eu e as pessoas. Era sobre o que eu podia fazer para ajudar na autoconfiança dessas pessoas. A minha vulnerabilidade era o meu maior diferencial. E, para construir uma marca de sucesso, você precisa ter um diferencial.” 

Mari Maria, dona da Mari Maria Makeup e Mari Maria Hair

Além do sucesso: como as marcas permanecem inovadoras

No palco Push, Jaqueline Hartmann, head de marketing da Docile, e Raquel Scherer, gerente-geral da Melissa, debateram sobre os principais caminhos das marcas para continuar inovando e criando conexão com o público atual, sendo referência no Brasil e internacionalmente. 

Para Raquel, um dos aspectos mais importantes na construção da marca é a conexão emocional com as consumidoras. “A gente sabe que a Melissa é uma marca conhecida por todas as brasileiras e esse se tornou o nosso grande motivador. Utilizamos da memória afetiva em nosso favor”, apontou. 

Inclusive, o próprio reposicionamento da marca e as novas coleções agregam essa essência, com modelos inovadores e modernos, mas com a memória afetiva de um dos clássicos da marca, que é o modelo aranha, que foi grande sucesso nos anos 1990 e 2000. 

E saber quem é o público e conversar com ele foi uma das grandes estratégias da Docile no reposicionamento da marca. “O nosso propósito é ser doce para criar um mundo mais doce. E isso tem tudo a ver com conexões e tem tudo a ver com o que a gente quer levar para o mercado”, ressaltou Jaqueline Hartmann. 

Grande destaque no segmento de doce e grande exportadora de produtos 100% brasileiros, a empresa utiliza estratégias de marketing que aproxima a marca do público. “Para isso, a gente buscou para estar ao nosso lado uma embaixadora que é uma das principais personalidades do nosso país, que é a Raissa Leal, a skatista. E ela é uma pessoa que representa doçura e gentileza. Ela dá conta de chegar nessa comunidade que a gente quer chegar.” 

As duas empresas miram na inovação e no que o público tem buscado atualmente, mirando nas tendências atuais como um pilar para o crescimento da marca. 

Até sexta-feira, a Gramado Summit receberá cerca de 400 palestrantes. Neste primeiro dia de evento passaram pelo palco principal nomes como Mari Maria (empresária e influenciadora), Helena Bertho (Nubank), Érico Borgo (fundador do Omelete), Leandro Ladeira (Venda Todo Santo Dia), Alfredo Soares (G4 Educação), Natalia Beauty (NB Group), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Otaviano Costa (ator), Mariana Saad (influenciadora e empresária) e Monique Evelle (Inventivos).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?