Governo lança campanha que reforça os benefícios da Farmácia Popular
Novo vídeo aborda a oferta de medicamentos gratuitos pelo programa e destaca o atendimento a todos os brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta sexta-feira, 15/12, será lançado mais um filme da campanha federal O Brasil é um só povo, agora, com foco no programa Farmácia Popular, que garante gratuitamente ou com desconto uma série de medicamentos, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
O filme retrata uma mãe em uma farmácia à procura de uma bombinha de asma para a filha, que está no seu colo sem conseguir dormir por causa da doença. No entanto, a mãe considera alto o preço do produto.
Na sequência, uma mulher a aborda e a informa que ela pode levar o produto sem pagar, uma vez que tem a receita médica em mãos. A mãe da menina, então, diz que achava que isso não se aplicava a ela. “É para todo mundo que precisa”, responde a mulher, mãe de um menino que também usa o remédio.
O filme busca informar a população sobre os benefícios do programa e apresenta mensagens de união como: “Querer o melhor para nossos filhos. Isso é o que nos une” e “Farmácia Popular. Medicamentos gratuitos para quem mais precisa”.
“Esse é um dos programas mais queridos da população, mais apreciado. E a nossa ideia é aperfeiçoar cada vez mais, mas os números deste ano são muito importantes porque havia muitas farmácias descredenciadas. Hoje, a gente pode dizer que são 22 milhões de brasileiros atendidos pelo Farmácia Popular”.
Nísia Trindade, ministra da Saúde
Ver essa foto no Instagram
Outro vídeo retrata uma família no dia da festa de Natal e destaca o Movimento Nacional pela Vacinação, reforçando mensagens de combate ao negacionismo e à desinformação, além de incentivar a retomada de relações familiares.
A campanha federal O Brasil é um só povo foi lançada em rede nacional no último domingo (10/12).
Ver essa foto no Instagram
Criado em 2004, o programa Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais.
Também disponibiliza medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Ao todo, o programa contempla o tratamento para 11 doenças.
Para obter os medicamentos, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, e apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF. Também deve apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.