Luta de bebês prematuros e de baixo peso é tema de nova campanha
Ação criada pela agência Nova busca sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite materno
atualizado
Compartilhar notícia
Para incentivar a doação de leite materno e aumentar o número de voluntárias, o Ministério da Saúde lança uma nova campanha.
O filme, criado pela agência Nova, sensibiliza as pessoas sobre a luta enorme que é travada por alguém que chegou ao mundo antes da hora. Para isso, exibe cenas em detalhes de bebês prematuros ou de baixo peso em uma unidade neonatal.
Ainda que o Brasil seja referência em doação de leite materno no mundo, a quantidade doada em 2023 corresponde a apenas 55% da necessidade das unidades neonatais do país.
Diante desse cenário, a campanha desenvolvida, além de indicar os benefícios e promover a importância da doação, orienta como fazer a extração e o armazenamento correto do leite materno.
“Uma das justificativas da baixa taxa de doação é a desinformação e os Bancos de Leite Humano exercem um papel fundamental como orientadores de todo o processo de doação e amamentação. Informar onde entregar o leite materno doado e como a coleta e o armazenamento devem ser feitos é um dos propósitos da campanha, que vai além de mulheres lactantes como público-alvo, pois incentiva toda a rede de apoio de cada uma delas, que, com essa pequena ação, pode salvar vidas.”
Márcio Nazianzeno, redator da agência Nova