metropoles.com

Geração Z afirma que memes facilitam conexão com as marcas

Pesquisa exclusiva do InstitutoZ em parceria com o Saquinho Mídias Criativas ouviu a Geração Z para entender relação com a cultura dos memes

atualizado

Compartilhar notícia

Xavier Lorenzo/Getty Images
Geração Z afirma que memes facilitam conexão entre pessoas e marcas – Metrópoles
1 de 1 Geração Z afirma que memes facilitam conexão entre pessoas e marcas – Metrópoles - Foto: Xavier Lorenzo/Getty Images

A Geração Z, formada por pessoas de 13 a 27 anos, tem uma relação muito forte com memes, principalmente nas redes sociais. Diante disso, o InstitutoZ, uma iniciativa da Trope, consultoria de geração Z, em coautoria com o Saquinho Mídias Criativas, fizeram uma pesquisa sobre a cultura de memes utilizando o recorte desse público.

O objetivo principal do estudo foi entender quais são as motivações da Geração Z brasileira em consumir memes e como essas comunidades dentro da internet se relacionam.

Com a opinião de pessoas da Geração Z e de páginas especializadas em memes, foi possível entender se a prática é válida para uma marca colocá-la na estratégia de comunicação.

Na pesquisa de tendência de memes, foram 1.755 respondentes de todos os estados do Brasil, sendo que 1.479 fazem parte da Geração Z e se adequam no recorte que havia sido estabelecido.

Luiz Menezes, fundador da Trope, explica que a pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira com perguntas para criadores de páginas de memes com expertise no tema e contaram com a ajuda de alguns parceiros.

“A GenZ consome memes de forma regular e o intuito do estudo foi entender dinâmica de consumo, preferências e motivações por trás da cultura de memes, a partir do ponto de vista desse nicho”, explica.

Na segunda parte da pesquisa foi aplicado um formulário on-line para que fosse possível ouvir o público-alvo, ou seja, pessoas que realmente consomem memes diariamente.

Entre os resultados obtidos a partir das respostas, o InstitutoZ constatou que 35% da Geração Z consideram o Instagram como a plataforma onde mais consomem memes, seguido pelo TikTok com 20%, YouTube com 18% e X (antigo Twitter) com 14%. Já quando se trata da motivação por trás do consumo dos memes, a diversão é o principal motivo, com 92% dos respondentes concordando com essa afirmação.

Daví Vosk, co-fundador da página Saquinho de Lixo e do hub criativo Saquinho Mídias Criativas e head de inovação e novos negócios da Banca Digital, acredita que a pesquisa será capaz de gerar insights valiosos para entender a relação de consumo de conteúdo com o impacto gerado pelos memes.

“Por trabalhar diretamente com memes, nós precisamos estar atentos para entender qual é a linguagem ideal para atingir cada vez mais pessoas da GenZ. Esse estudo irá ajudar na compreensão de um recorte específico, de pessoas que adoram memes.”

Daví Vosk, co-fundador da página Saquinho de Lixo

No entanto, nem só de diversão se vive um meme. Menezes destaca que um dos resultados que lhe deixou feliz foi o de que 80% dos respondentes acreditam que memes facilitam a conexão com as pessoas.

“É inegável que o meme é uma ferramenta de conexão de comunidades, que partilham de interesses em comum, e por isso fazem parte do dia a dia desse público. O meme funciona como linguagem de associação, permite expressar ideias complexas mesmo na ausência de palavras corretas e cria pertencimento entre grupos de pessoas que partilham as mesmas referências”, complementa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?