metropoles.com

Geomarketing como aliado na conversão de novos leads

Helson Santos, CEO da Logstore, explica a importância dessa técnica na promoção de estratégias mais eficientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maskot/Getty Images
geomarketing – Metrópoles (1)
1 de 1 geomarketing – Metrópoles (1) - Foto: Maskot/Getty Images

Atrair a atenção das pessoas para um produto no contexto da digitalização das vendas não é fácil. Seja pela multiplicidade de empresas que disputam a atenção delas, seja pelo perfil cada vez mais exigente do público, o fato é que conseguir despertar seu interesse e convertê-lo em vendas tem sido desafiador e, na busca por essa conversão, novas estratégias têm sido implementadas pelos profissionais do setor.

Entre elas, está a de obter programas de geomarketing, que oferecem dados geográficos voltados para o comportamento dos consumidores de um local e, a partir disso, criar campanhas (regionalizadas) mais eficientes.

O geomarketing é baseado em informações georreferenciadas, ou seja, relacionadas a uma localização específica. A renda média dos moradores de um local, por exemplo, é um aspecto relevante para entender o perfil do público que acessa uma loja naquela região e fazer a precificação de um produto, assim como a faixa etária predominante ali, entre outras informações que, em grande número e detalhamento, tornam a estratégia eficiente.

A técnica também mostra sua eficiência ao promover um conhecimento detalhado do cliente em potencial, o que resulta na identificação de novas oportunidades de mercado, na criação de personas mais assertivas e, consequentemente, em decisões melhores nas empresas.

Além disso, auxilia também na medição dos resultados das ações de marketing — ao utilizar dados geográficos para analisar o comportamento do consumidor, as equipes conseguem acompanhar o desempenho das campanhas de forma mais precisa, reduzindo custos, erros e maximizando resultados.

A estratégia também é essencial para negócios em fase de expansão. Ao utilizar informações georreferenciadas, é possível identificar as regiões com maior potencial de venda e logística facilitada, sendo mais assertivo na escolha de onde abrir novos pontos de venda ou no reposicionamento de unidades. Além da possibilidade de implementar ações de marketing digital específicas para o público dessas regiões e obter informações mais precisas sobre como a concorrência atua sobre aquele tipo de público.

Atualmente, é relativamente fácil conseguir essas informações: a utilização massiva de smartphones com localização por GPS constante faz com que as empresas possam acessar informações úteis sobre o comportamento do seu consumidor e adquirir insights por meio delas.

A obtenção desses dados pode ser feita por meio de softwares por assinatura específicos para geomarketing, que oferecem dados em forma de mapas para a equipe. É, portanto, uma estratégia que demanda investimento, porém, que muito possivelmente dará bons resultados se for bem implementada.

Com forte experiência no mercado de tecnologia, Helson Santos cofundou a Logstore em 2017 com a missão de transformar a experiência do cliente no e-commerce. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?