Inspiração nas telas: filmes e séries para motivar marketers
Confira dicas selecionadas pelo Metrópoles que oferecem não apenas entretenimento, mas também insights valiosos para impulsionar estratégias
atualizado
Compartilhar notícia
Em um mundo onde a criatividade e a inovação são essenciais para o sucesso, os profissionais de marketing buscam constantemente inspiração em diversas fontes. Uma excelente fonte de insights e aprendizado pode ser encontrada nas telas, seja por meio de filmes ou séries que exploram os diversos aspectos da comunicação.
O Metrópoles reuniu algumas recomendações de filmes e séries especialmente selecionadas para profissionais de marketing, oferecendo não apenas entretenimento, mas também insights valiosos e inspiração para impulsionar estratégias e abordagens criativas.
Confira:
The Playlist (disponível no Netflix)
Indicado por Rodrigo Roccasecca, COO da agência bauc.
A série The Playlist aborda o nascimento da empresa sueca Spotify. Com seis episódios, ela mostra os diferentes componentes do negócio sob diversos pontos de vista. A jornada começa imersa no mundo de imaginação e insights do criador da plataforma, abrangendo diversas áreas, incluindo o jurídico, as gravadoras, os investidores, a tecnologia e o mundo dos artistas.
A interação entre essas áreas é o ponto-chave para o entendimento da comunicação e do negócio. A série oferece uma visão abrangente das microinterações e dilemas enfrentados, que refletem o ambiente ágil e hiperconectado do nosso dia a dia, destacando os esforços para o crescimento ou afirmação da plataforma.
Obrigado por fumar (disponível no Star+)
Indicado por Karolliny Marinho, coordenadora de marketing da Octadesk
Obrigado por Fumar é um filme que segue a vida de Nick Naylor, um porta-voz habilidoso e controverso das grandes empresas de tabaco. O trabalho dele consiste em defender os direitos dos fumantes, mesmo em face de evidências crescentes sobre os danos causados pelo tabagismo.
Enquanto Nick navega pelas pressões da indústria e enfrenta críticas públicas, ele também enfrenta dilemas pessoais, especialmente quando o filho começa a mostrar interesse em seguir os mesmos passos profissionais.
O filme explora temas como ética, manipulação da mídia e o equilíbrio entre vida profissional e familiar, proporcionando uma reflexão profunda sobre as escolhas individuais e as consequências de nossas ações.
Um Senhor Estagiário (disponível no HBO Max)
Indicado por Ana Paula, diretora da Yolk
A dica não é de um lançamento, mas é uma comédia dramática de 2015 que traz muitos insights para o mundo do marketing.
A trama gira em torno de Jules Ostin, CEO de uma startup de moda, e Ben Whittaker, aposentado de 70 anos que resolve voltar à ativa e é contratado como “estagiário” na empresa de Jules.
O que encanta no longa é o fato de um homem de 70, aposentado, cheio de energia e especialmente muita experiência, topar voltar como estagiário e contribuir de maneira brilhante com todo o repertório.
Se faz urgente um olhar atento para esse assunto, as novas gerações, atualizadas com toda informação e conhecimento das novas tecnologias, podem e se beneficiarão de uma convivência profissional com pessoas mais velhas, que carregam na bagagem a experiência que só o tempo dá.
Do que as mulheres gostam (disponível no HBO Max)
Indicado por Bruno Campos, CMO do Banco PAN
O filme Do que as Mulheres Gostam, lançado em 2000, com Mel Gibson e Helen Hunt, conta a história de um executivo que, após sofrer um grave acidente, passou a ter o dom de ler a mente das mulheres. Com o tempo, ele foi desenvolvendo uma sensibilidade e empatia maior sobre as mulheres, principalmente após se apaixonar pela chefe ao tentar agradá-la.
A obra, que foi indicada ao Globo de Ouro pela atuação de Mel Gibson, mostra o cotidiano de uma grande agência de publicidade e faz uma bela reflexão sobre machismo – que, em 2000, talvez nem tenham se tocado que fizeram essa reflexão -, empatia e a necessidade de ouvir a voz do cliente.
Mad Men (disponível na Amazon Prime ou HBO)
Indicado por Francisco Simon, CEO da Clara no Brasil
Todo profissional de marketing deveria assistir a Mad Men pela incomparável representação da evolução da indústria, que nos traz lições atemporais sobre branding, storytelling e relações com clientes.
Por meio de campanhas icônicas e dilemas éticos, os personagens nos proporcionam insights sobre as complexidades e dinâmicas da publicidade.